Curso Online

Transtorno Específico de Aprendizagem: como lidar em sala de aula

A Teoria das Fases de Linnea Ehri na Alfabetização

A realização do curso está condicionada ao número mínimo de inscritos. O curso é certificado pelo Instituto Edube. Terão direito ao certificado os participantes que tiverem 75% de frequência no curso.

Devido ao pouco conhecimento que os professores têm sobre o assunto, entende-se que é de fundamental importância levar a eles conhecimento atualizado e fundamentado sobre o tema para que consigam lidar da melhor forma possível com os diferentes perfis de aprendizagem em sala de aula.

Docentes

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Profa. Ma. Taís Ciboto

Modalidade

EAD (Educação a Distância)

Ao vivo (síncrono), online (plataforma Zoom)

Inscrições e mais informações podem ser encontradas no site do Instituto Edube, pelo WhatsApp (11) 93096-1710 e nosso e-mail cursos@institutoedube.com.br

Detalhes

Objetivo do curso

Instrumentalizar o professor sobre os conceitos de dificuldade e transtorno de aprendizagem, aprofundar a discussão sobre os transtornos de leitura, escrita e matemática, bem como apresentar orientações sobre como lidar com estes quadros em sala de aula.

Objetivos para os Alunos

  • Compreender a diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem;
  • Identificar características do transtorno específico da aprendizagem que aparecem no processo de escolarização;
  • Entender como lidar com esse quadro em sala de aula;
  • Desenvolver estratégias de orientação para as famílias.

Didática

As aulas serão ministradas ao vivo, possibilitando interação direta com as professoras e entre os alunos. Serão utilizados demonstrações práticas, discussões em grupos e revisão de literatura científica para consolidar a aprendizagem. Os alunos serão encorajados a trazer experiências reais e casos de seu ambiente profissional para discussão em grupo.

Cronograma

Primeira Aula – 03/10/2024

Dificuldade x Transtorno de Aprendizagem: semelhanças e diferenças.

Segunda Aula – 10/10/2024

Transtorno Específico da Aprendizagem: principais características a serem observadas pelo professor.

Terceira Aula – 17/10/2024

O que fazer em sala de aula: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Quarta Aula – 24/10/2024

Como orientar as famílias em casos de suspeita de transtorno de aprendizagem.

  • Os cursos livres são válidos em todo o território nacional e estão de acordo com a Lei nº 9394/96 e o Decreto nº 5.154/04.
  • Esse curso é indicado para todos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais.
  • Aceito como atividade complementar.
  • No caso do aluno solicitar o cancelamento de sua inscrição no curso, vale a tabela abaixo:
  • Cancelamentos solicitados pelo aluno:Geram reembolso de:
    Até 15 dias antes da data do curso80% na devolução do valor
    Até 10 dias antes da data do curso70% na devolução do valor
    Até 3 dias antes da data do curso50% na devolução do valor
    Com menos de 3 dias de antecedênciaNão haverá reembolso
  • O cancelamento deve ser solicitado pelo WhatsApp (11) 93096-1710

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Doutora em Psicologia pela University of Connecticut, EUA. Pós-doutorado em Linguística na UNICAMP. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Orientadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da FCMSCSP. Coordenação científica do Instituto Edube.

Profa. Ma. Taís Ciboto

Fonoaudióloga e Psicopedagoga, com Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação Baseada em Evidências (EDUBE); Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Grupo Alcance/Censupeg; Fonoaudióloga Educacional em uma instituição de Educação Infantil de São Paulo; Professora de cursos de atualização profissional e de Pós-Graduação nas áreas de Linguagem Escrita, Fonoaudiologia Educacional e Psicopedagogia; e membro da equipe de especialistas em aprendizagem do Instituto ABCD.

Como funciona?

Mais informações em breve.

Duração Total

8 horas

Certificado

Emitido pelo Edube e aceito como atividade complementar.

Público-alvo

Graduação completa ou alunos cursando o último ano em Pedagogia, Letras, Matemática, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e áreas afins.

Investimento

Mais informações em breve.