Curso Online

Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula

A realização do curso está condicionada ao número mínimo de inscritos. O curso é certificado pelo Instituto Edube. Terão direito ao certificado os participantes que tiverem 75% de frequência no curso.

Em meio a desafios significativos na alfabetização de crianças no Brasil, onde uma grande parcela não alcança a aprendizagem adequada de leitura e escrita até o final do segundo ano do ensino fundamental, torna-se crucial adotar abordagens baseadas em evidências científicas. Este curso visa apresentar e discutir metodologias que demonstraram sucesso em diferentes contextos, capacitando educadores a aplicar essas estratégias de forma eficaz.

Docente

Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani

Modalidade

EAD (Educação a Distância)

Ao vivo (síncrono), online (plataforma Zoom)

Inscrições e mais informações podem ser encontradas no site do Instituto Edube, pelo WhatsApp (11) 93096-1710 e pelo e-mail cursos@institutoedube.com.br

Detalhes

Objetivo do curso

Aprofundar o estudo do livro “Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula”, buscando fornecer uma compreensão sólida sobre o assunto, além de destacar as contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados para a área e a importância de incluir essas evidências nas práticas e políticas de alfabetização.

Objetivos para os Alunos

  • Compreender a importância de uma alfabetização baseada em evidências científicas;
  • Identificar e aplicar práticas eficazes de alfabetização para diferentes faixas etárias;
  • Analisar estudos de caso, incluindo o sucesso educacional de Sobral, e adaptá-los à realidade brasileira;
  • Desenvolver estratégias de ensino adaptadas a cada fase da alfabetização;
  • Desenvolver habilidades para avaliar e aprimorar o processo de alfabetização em suas instituições.

Didática

Por meio de aulas ao vivo (síncronas), o curso promove uma interação dinâmica entre os participantes e o professor. Serão explorados estudos de caso, discussões em grupos, revisão de literatura científica e práticas pedagógicas que fundamentam a alfabetização baseada em evidências.

Cronograma

Primeira Aula – 16/04/24​

Introdução à Alfabetização Baseada em Evidências e a Ciência da Leitura.

Segunda Aula – 18/04/24

Adaptando Práticas de Alfabetização Eficazes ao Contexto Brasileiro.

Terceira Aula – 23/04/24

Formação de Professores e Avaliação de Aprendizagem em Alfabetização.​

Quarta Aula – 25/04/24

Estratégias Lúdicas e Intencionais para a Alfabetização na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os cursos livres são válidos em todo o território nacional e estão de acordo com a Lei nº 9394/96 e o Decreto nº 5.154/04.
  • Esse curso é indicado para todos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais.
  • Aceito como atividade complementar.
  • No caso do aluno solicitar o cancelamento de sua inscrição no curso, vale a tabela abaixo:
  • Cancelamentos solicitados pelo aluno: | Geram reembolso de:

    Até 15 dias antes da data do curso: 80% na devolução do valor

    Até 10 dias antes da data do curso: 70% na devolução do valor

    Até 3 dias antes da data do curso: 50% na devolução do valor

    Com menos de 3 dias de antecedência: Não haverá reembolso

  • O cancelamento deve ser solicitado pelo WhatsApp (11) 93096-1710
  • Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani

    Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP-USP, realizou estágio doutoral no Graduate Center of The City University of New York, GC-CUNY sob a orientação de Linnea Ehri. Foi Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e na Universidade Cruzeiro do Sul. Fez estudos de Pós-Doutorado na Harvard, USP e PUC-SP. Foi Coordenador-Geral de Neurociência Cognitiva e Linguística no MEC e Presidente do Painel Nacional de Especialistas em Literacia, Numeracia e Alfabetização.

    Como funciona?

    Mais informações em breve.

    Duração Total

    12 horas

    Certificado

    Emitido pelo Edube e aceito como atividade complementar.

    Público-alvo

    Professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, educadores infantis, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos educacionais e demais profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

    Investimento

    Mais informações em breve.

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