Curso Online
A realização do curso está condicionada ao número mínimo de inscritos. O curso é certificado pelo Instituto Edube. Terão direito ao certificado os participantes que tiverem 75% de frequência no curso.
Em meio a desafios significativos na alfabetização de crianças no Brasil, onde uma grande parcela não alcança a aprendizagem adequada de leitura e escrita até o final do segundo ano do ensino fundamental, torna-se crucial adotar abordagens baseadas em evidências científicas. Este curso visa apresentar e discutir metodologias que demonstraram sucesso em diferentes contextos, capacitando educadores a aplicar essas estratégias de forma eficaz.
Docente
Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani
Modalidade
EAD (Educação a Distância)
Ao vivo (síncrono), online (plataforma Zoom)
Inscrições e mais informações podem ser encontradas no site do Instituto Edube, pelo WhatsApp (11) 93096-1710 e pelo e-mail cursos@institutoedube.com.br
Detalhes
Objetivo do curso
Aprofundar o estudo do livro “Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula”, buscando fornecer uma compreensão sólida sobre o assunto, além de destacar as contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados para a área e a importância de incluir essas evidências nas práticas e políticas de alfabetização.
Objetivos para os Alunos
Didática
Por meio de aulas ao vivo (síncronas), o curso promove uma interação dinâmica entre os participantes e o professor. Serão explorados estudos de caso, discussões em grupos, revisão de literatura científica e práticas pedagógicas que fundamentam a alfabetização baseada em evidências.
Cronograma
Primeira Aula – 16/04/24
Introdução à Alfabetização Baseada em Evidências e a Ciência da Leitura.
Segunda Aula – 18/04/24
Adaptando Práticas de Alfabetização Eficazes ao Contexto Brasileiro.
Terceira Aula – 23/04/24
Formação de Professores e Avaliação de Aprendizagem em Alfabetização.
Quarta Aula – 25/04/24
Estratégias Lúdicas e Intencionais para a Alfabetização na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani
Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP-USP, realizou estágio doutoral no Graduate Center of The City University of New York, GC-CUNY sob a orientação de Linnea Ehri. Foi Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e na Universidade Cruzeiro do Sul. Fez estudos de Pós-Doutorado na Harvard, USP e PUC-SP. Foi Coordenador-Geral de Neurociência Cognitiva e Linguística no MEC e Presidente do Painel Nacional de Especialistas em Literacia, Numeracia e Alfabetização.
Como funciona?
Mais informações em breve.
Duração Total
12 horas
Certificado
Emitido pelo Edube e aceito como atividade complementar.
Público-alvo
Professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, educadores infantis, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos educacionais e demais profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Investimento
Mais informações em breve.
Soluções