Torne-se um especialista

Transforme sua forma de alfabetizar com base em evidências

Pós-graduação Lato Sensu na modalidade EAD – aulas ao vivo


A Especialização em Alfabetização Baseada em Evidências (EAD) tem como objetivo capacitar profissionais da educação e da saúde para aplicar práticas fundamentadas na Ciência da Leitura e na Neurociência Cognitiva.


O curso prepara os participantes para avaliar, intervir e desenvolver estratégias eficazes no ensino da leitura e da escrita, em contextos educacionais e clínicos. Com uma abordagem inclusiva, integra teoria e prática para enfrentar desafios, promover a equidade e transformar a alfabetização com qualidade e eficácia.


Esse curso é ofertado em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), instituição com nota máxima no MEC.

EAD com aulas ao vivo

Todas as aulas serão ao vivo com os professores, você poderá interagir e tirar suas dúvidas em tempo real. As aulas permanecerão gravadas para a reposição caso não possa ver ao vivo.

Horário

Sábado, das 8h às 17h.

Duração

15 meses

Carga Horária

432 horas

Certificado reconhecido pelo MEC

Receba o título de Especialista em Alfabetização Baseada em Evidências

Sobre o curso

Conheça nosso projeto pedagógico

Com carga horária total de 432 horas, a especialização em Alfabetização Baseada em Evidências é composta por 12 disciplinas teórico-práticas e uma disciplina final de prática supervisionada, cuidadosamente organizadas para transformar sua atuação docente com base nas evidências científicas mais atuais.

O curso é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) — reconhecida por sua tradição, excelência acadêmica e compromisso com a formação de profissionais da saúde e da educação — e o Instituto Edube, um think tank educacional brasileiro que integra pesquisa científica, políticas públicas e práticas pedagógicas baseadas na ciência cognitiva e na neurociência da leitura.

Bases Históricas e Teóricas da Alfabetização e Literacia

Docente Responsável:

Prof. Dra. Maria Regina Maluf

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo da evolução histórica da alfabetização e literacia, explorando as transições entre práticas tradicionais e abordagens contemporâneas fundamentadas em evidências científicas. Análise das principais teorias de alfabetização, letramento e literacia, considerando suas bases filosóficas e pedagógicas. Reflexão crítica sobre o impacto das práticas educacionais em diferentes contextos históricos e culturais. Discussão sobre o papel da alfabetização como elemento de equidade, inclusão e transformação social.

Neurociência e Ciência Cognitiva da Leitura e da Escrita

Nome da Disciplina:

Neurociência e Ciência Cognitiva da Leitura e da Escrita

Docente:

Prof. Dr. Renan Sargiani

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo dos processos neurais, linguísticos e cognitivos que sustentam a leitura e a escrita. Análise das redes cerebrais envolvidas nessas habilidades e do impacto da neuroplasticidade na aprendizagem. Discussão sobre os transtornos que afetam a leitura e a escrita, como dislexia, TDAH e TEA, e suas implicações educacionais. Exploração de metodologias de pesquisa, como estudos de neuroimagem e comportamentais, que fundamentam as descobertas científicas. Reflexão crítica sobre a tradução dessas evidências em práticas pedagógicas eficazes e estratégias de intervenção adaptadas a contextos diversos.

Desenvolvimento Linguístico e Princípios do Ensino de Língua Portuguesa

Docente:

Prof. Dra. Josiane Toledo Ferreira Silva

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Análise do desenvolvimento linguístico desde a infância até a escolarização formal, abordando as principais etapas e processos. Estudo das estruturas da língua portuguesa, incluindo fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática, e suas implicações para o processo de alfabetização. Reflexão sobre as variações linguísticas e a norma culta como instrumento de inclusão e valorização cultural. Planejamento de práticas pedagógicas alinhadas aos princípios da linguagem e da alfabetização, com foco em estratégias que promovam o ensino de leitura e escrita de forma inclusiva e eficaz.

Desenvolvimento Integral na Primeira Infância e Literacia Familiar

Docente:

Profa. Dra. Simone Ferreira da Silva Domingues

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo do desenvolvimento integral na primeira infância, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais, físicos e linguísticos. Discussão sobre o impacto da literacia familiar no desenvolvimento inicial da leitura e escrita, incluindo práticas de mediação de leitura, brincadeiras e interação oral em contextos domésticos e comunitários. Exploração do desenvolvimento sociocognitivo, com foco na teoria da mente, funções executivas e compreensão de leitura. Reflexão sobre políticas e estratégias que integram famílias no processo de alfabetização e promovem práticas educativas baseadas em evidências.

Práticas de Alfabetização Baseada em Evidências

Docente:

Prof. Dr. Renan Sargiani

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo das práticas pedagógicas fundamentadas em evidências científicas para o ensino de leitura e escrita, com foco nos seis componentes essenciais: consciência fonêmica, instrução fônica sistemática, fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de leitura e produção escrita. Exploração da abordagem fônica, sua evolução histórica e os diferentes métodos aplicáveis. Planejamento de práticas pedagógicas com instrução explícita, sistemática e multissensorial, considerando a gestão eficiente de tempos e espaços em sala de aula. Análise e adaptação de estratégias para a aplicação em variados contextos escolares, incluindo o uso de jogos e materiais didáticos para potencializar a aprendizagem.

Literacia Emergente e Pré-Alfabetização na Educação Infantil

Docente:

Profa. Dra. Denise Silva Rocha Mazzuchelli

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo das bases conceituais e práticas da literacia emergente, com foco no desenvolvimento de habilidades fundacionais para a alfabetização, como consciência fonológica, reconhecimento de letras e ampliação do vocabulário. Análise do impacto do ambiente alfabetizador e das interações sociais no incentivo ao interesse por leitura e escrita. Abordagem de estratégias lúdicas e pedagógicas que promovam a literacia emergente na Educação Infantil, integrando os campos de experiência previstos na BNCC. Reflexão sobre atividades práticas que estimulem o desenvolvimento linguístico e fundamentem ações pedagógicas de pré-alfabetização.

Alfabetização e Literacia no Ensino Fundamental

Docente:

Profa. Dra. Márcia Di Santo de Melo Machado

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo das especificidades da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Exploração da BNCC e dos objetivos de aprendizagem para esta etapa da escolarização. Planejamento e aplicação de práticas pedagógicas para alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estudo dos gêneros e tipos textuais presentes na literatura infanto-juvenil e sua aplicação na formação de leitores críticos e engajados. Reflexão sobre os níveis de literacia (básica, intermediária e disciplinar/avançada) e sua integração com o ensino de matemática, artes, ciências, história e geografia. Uso de jogos e brincadeiras para a alfabetização. Análise da relação entre numeracia e alfabetização. Reflexão sobre intervenções eficazes e práticas inclusivas para superar desafios em contextos diversificados.

Alfabetização nas Modalidades Especializadas e Transtornos do Neurodesenvolvimento

Docente:

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo das adaptações pedagógicas para alfabetização em modalidades especializadas, incluindo educação inclusiva e bilíngue. Discussão sobre intervenções pedagógicas voltadas para transtornos do neurodesenvolvimento, como dislexia, TDAH e TEA, com base nas melhores práticas e evidências científicas. Planejamento de práticas pedagógicas diferenciadas que atendam às necessidades específicas de aprendizagem, promovendo equidade no acesso à alfabetização em contextos diversificados.

Metodologias de Pesquisa em Alfabetização Baseada em Evidências

Docente: 

Profa. Dra. Maria Regina Maluf

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo da perspectiva de Educação Baseada em Evidências. Exploração das principais metodologias de pesquisa aplicadas à alfabetização baseada em evidências, com ênfase na análise de estudos experimentais, longitudinais e correlacionais que fundamentam práticas pedagógicas eficazes. Discussão sobre coleta, análise e interpretação de dados, utilizando ferramentas como avaliações padronizadas, neuroimagem e estudos comportamentais. Desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos de pesquisa e avaliação crítica de evidências científicas na área.

Análise e Desenvolvimento de Currículos e Materiais Didáticos

Docente:

Profa. Dr. Renan Sargiani

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo crítico de currículos e materiais didáticos voltados para alfabetização, com foco no alinhamento às práticas baseadas em evidências e à BNCC. Planejamento e desenvolvimento de recursos pedagógicos personalizados para atender às necessidades de diferentes contextos educacionais e de intervenção clínica ou comunitária. Discussão sobre a integração de abordagens inovadoras e ferramentas tecnológicas no ensino de leitura e escrita, promovendo práticas inclusivas e eficazes.

Planejamento, Avaliação e Gestão da Alfabetização

Docente:

Prof. Dr. Wellington Silva

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Exploração de estratégias de avaliação diagnóstica, formativa e somativa aplicadas ao processo de alfabetização. Análise de ferramentas para monitoramento de habilidades de leitura e escrita e sua relação com a prática pedagógica. Planejamento e gestão de programas educacionais com foco em resultados mensuráveis e melhoria contínua. Reflexão sobre o uso de dados para orientar práticas pedagógicas, intervenções educacionais e formulação de políticas públicas.

Formação de Professores e Políticas de Alfabetização no Brasil e no Mundo

Docente:

Profa. Dra. Lilian Meibach Brandoles de Matos

Carga Horária:

32 horas

Ementa:

Estudo de políticas públicas de alfabetização no Brasil e em outros países, com análise comparativa de programas bem-sucedidos. Exame do papel da formação inicial e continuada de professores na implementação de práticas pedagógicas eficazes. Reflexão crítica sobre os desafios e avanços na promoção da alfabetização como um direito universal, com foco na equidade, inclusão e estratégias baseadas em evidências.

Prática Supervisionada em Alfabetização Baseada em Evidências

Docente:

Prof. Dr. Renan Sargiani

Carga Horária:

48 horas

Ementa:

Prática supervisionada voltada à aplicação de conhecimentos teóricos e baseados em evidências no campo da alfabetização e literacia. Envolve a investigação e análise de problemas reais relacionados à alfabetização em diferentes contextos, com foco na elaboração de intervenções fundamentadas e na produção de materiais acadêmicos ou educacionais. As atividades práticas incluem o planejamento, execução e avaliação de soluções pedagógicas que contribuam para a melhoria da aprendizagem da leitura e da escrita. Este componente integrador articula teoria, pesquisa e prática, consolidando a formação dos estudantes por meio da criação de produtos, como artigos científicos, materiais didáticos, portfólios reflexivos ou planos de intervenção pedagógica. Promove o desenvolvimento de competências analíticas, reflexivas e práticas, reforçando o compromisso com a alfabetização baseada em evidências.

Corpo Docente

Conheça nossos professores
Renan Sargiani

Prof. Dr. Renan Sargiani

Pós-Doutorado em Educação pela Harvard Graduate School of Education.

Coordenador do Curso

Profa. Dra. Maria Regina Maluf

Pós-doutorado em Psicologia na University of California, Los Angeles (UCLA)

Profa. Dra. Simone Domingues

Profa. Dra. Simone Domingues

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Pós-Doutora em Linguística pela Unicamp

Profa. Dra. Josiane Toledo

Doutora em Educação pela PUC-Rio

Prof. Dr. Wellington Silva

Doutor em Educação pela PUC-Rio

Profa. Dra. Márcia Di Santo de Melo Machado

Doutora em Distúrbio da Comunicação Humana pela Unifesp

Profa. Dra. Lilian Meibach Brandoles de Matos

Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Profa. Dra. Denise Mazzuchelli

Doutora em Psicologia pela UnB

Sobre este curso

Objetivos do Curso

 

  • Proporcionar uma compreensão aprofundada dos fundamentos da Alfabetização Baseada em Evidências, da Ciência da leitura e da Neurociência Cognitiva, aplicados aos contextos educacional e clínico.

  • Capacitar profissionais para desenvolver e implementar estratégias pedagógicas e interventivas eficazes no ensino da leitura e escrita, com base em evidências científicas.

  • Preparar especialistas para diagnosticar, avaliar e intervir em dificuldades de leitura e escrita em contextos educacionais e clínicos.

  • Desenvolver habilidades para criar e adaptar materiais didáticos e currículos alinhados às melhores práticas de alfabetização.

  • Promover a utilização de ferramentas de avaliação e monitoramento contínuo, permitindo ajustes pedagógicos e terapêuticos com base em dados e evidências.

  • Incentivar a prática interdisciplinar, integrando conhecimentos pedagógicos, psicológicos e terapêuticos para atender às demandas de diferentes públicos e realidades.

  • Formar profissionais aptos a implementar metodologias inclusivas que atendam populações vulneráveis, garantindo equidade e eficácia na aprendizagem.

  • Estimular a articulação entre teoria e prática para transformar as políticas educacionais e as intervenções clínicas relacionadas à alfabetização.

  • Contribuir para a redução de desigualdades na aprendizagem, fortalecendo práticas baseadas em evidências nos contextos educacional e clínico.

1) Bases Históricas e Teóricas da Alfabetização e Literacia (32h)

  • Evolução dos conceitos (alfabetização, letramento, literacia) e principais correntes teóricas.

  • Implicações dessas bases para políticas, currículo e sala de aula hoje.

2) Neurociência e Ciência Cognitiva da Leitura e da Escrita (32h)

  • Processos neurais da leitura/escrita, via fonológica e via lexical.

  • Evidências sobre como o cérebro aprende a ler e aplicações didáticas.

3) Desenvolvimento Linguístico e Princípios do Ensino de Língua Portuguesa (32h)

  • Oralidade, vocabulário, morfossintaxe e consciência metalinguística.

  • Princípios para ensino explícito e progressão de habilidades linguísticas.

4) Desenvolvimento Integral na Primeira Infância e Literacia Familiar (32h)

  • Funções executivas, autorregulação e linguagem na EI.

  • Práticas de literacia no lar e engajamento de famílias.

5) Práticas de Alfabetização Baseada em Evidências (32h)

  • Ensino explícito e sistemático dos cinco pilares (consciência fonêmica, fonética, fluência, vocabulário, compreensão).

  • Planejamento de rotinas, modelagem, prática guiada e avaliação formativa.

6) Literacia Emergente e Pré-Alfabetização na Educação Infantil (32h)

  • Consciência fonológica, conceitos de impresso, consciência de palavra e rima.

  • Mediação de leitura, brincadeiras linguísticas e preparação para o 1º ano.

7) Alfabetização e Literacia no Ensino Fundamental (32h)

  • Decodificação, ortografia, fluência e compreensão textual no 1º ao 5º ano.

  • Intervenções de reforço e monitoramento de progresso.

8) Alfabetização nas Modalidades Especializadas e Transtornos do Neurodesenvolvimento (32h)

  • Práticas responsivas para TDAH, TEA, DI e dislexia.

  • Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e adaptações de acesso.

9) Metodologias de Pesquisa em Alfabetização Baseada em Evidências (32h)

  • Leitura crítica de artigos, delineamentos (experimentos, quase-experimentos, revisões).

  • Coleta, análise e interpretação de dados educacionais.

10) Análise e Desenvolvimento de Currículos e Materiais Didáticos (32h)

  • Critérios de qualidade e alinhamento a evidências.

  • Produção/ajuste de sequências, tarefas e instrumentos.

11) Planejamento, Avaliação e Gestão da Alfabetização (32h)

  • Metas, indicadores e ciclos de melhoria contínua.

  • Avaliação diagnóstica, formativa e somativa com uso pedagógico dos dados.

12) Formação de Professores e Políticas de Alfabetização no Brasil e no Mundo (32h)

  • Modelos eficazes de desenvolvimento profissional docente.

  • Análise comparada de políticas e lições para redes de ensino.

13) Prática Supervisionada em Alfabetização Baseada em Evidências

  • Aplicação em contexto real (escola/serviço), com supervisão e feedback.

  • Entrega de plano de intervenção/monitoramento, relatório de resultados e reflexão crítica.

 

  • Resultados esperados: ao final, você será capaz de planejar, ensinar e avaliar alfabetização com base em evidências, intervir em dificuldades específicas, usar dados para orientar decisões e formar outros profissionais com foco em equidade e impacto.

Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia ou Letras. 

  • Aulas ao vivo (Zoom): encontros síncronos semanais com professores/mentores para exposição, estudos de caso, prática guiada e tira-dúvidas.

  • Interação real: salas paralelas, enquetes e chat moderado para colaboração entre participantes.

  • AVA FCMSCSP 24/7: videoaulas de apoio, leituras, guias e instrumentos organizados por módulo.

  • Gravações: disponibilizadas por tempo determinado para reposição quando previsto no edital da turma.

  • Aplicação prática: tarefas e projetos vinculados à sala de aula e/ou contexto clínico, com feedback formativo.

  • Prof. Dr. Renan Sargiani
    Profa. Dra. Maria Regina Maluf
  • Profa. Dra. Simone Domingues
  • Profa. Dra. Ana Luiza Navas
    Profa. Dra. Josiane Toledo
    Prof. Dr. Wellington Silva
  • Profa. Dra. Márcia di Santo de Melo Machado
  • Profa. Dra. Lilian Meibach Brandoles de Matos
  • Profa. Dra. Denise Mazzuchelli
  1. Clique em Inscreva-se.

  2. Você será direcionado ao site da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

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  4. Assim que o pagamento for confirmado, você recebe por e-mail o acesso à Área do Aluno, o calendário e as primeiras orientações.

curso de Alfabetização Baseada em Evidências (EAD) é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e o Instituto Edube, um think tank brasileiro que integra pesquisas científicas, políticas educacionais e práticas de ensino.

 

A Faculdade Santa Casa alia tradição e excelência acadêmica a uma infraestrutura de alto padrão. O Instituto Edube é referência nacional em práticas educacionais fundamentadas na ciência cognitiva e na neurociência da leitura.

 

Essa colaboração reúne um corpo docente altamente qualificado e uma abordagem prática, interdisciplinar e atualizada. O curso oferece acesso a metodologias baseadas em evidências científicas e prepara profissionais para atuar com impacto real em contextos educacionais e clínicos.

 

Ao escolher essa formação, os participantes se conectam a duas instituições comprometidas com a transformação da alfabetização no Brasil e com a promoção de uma educação de qualidade.

O certificado é emitido pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), instituição de ensino superior credenciada e autorizada a ofertar pós-graduação lato sensu conforme as diretrizes do CNE/MEC.


Esse certificado tem validade nacional, atende às normas vigentes do MEC para cursos de especialização e pode ser utilizado para fins acadêmicos e profissionais (como progressão na carreira, comprovação de título de especialista lato sensu, pontuação em processos seletivos etc.), observados os critérios de cada órgão ou edital.

Profissionais especializados em Alfabetização Baseada em Evidências podem atuar em escolas, clínicas, instituições públicas e privadas, desenvolvendo práticas pedagógicas e interventivas eficazes.

 

São aptos a criar e adaptar materiais didáticos, diagnosticar dificuldades de leitura e escrita, oferecer suporte a estudantes e famílias, e promover inclusão em contextos diversos. Além disso, podem liderar políticas educacionais, realizar formações, consultorias e pesquisas voltadas para a melhoria da alfabetização.

Sim. As aulas acontecem ao vivo (com interação em tempo real) e são gravadas. Se você perder algum encontro, poderá repor assistindo à gravação dentro do prazo de disponibilidade de cada disciplina.

Taxa de inscrição

R$ 100,00

Matrículas

até 09/02/2026

Início das aulas

21/02/26

Investimento

15 mensalidades de R$ 650,00

Para os casos de ingresso em vagas remanescentes, o valor total do curso será redistribuído proporcionalmente entre as mensalidades, considerando o período do mês de ingresso até o término do curso.

Condição Especial

40% de desconto no valor total do curso para professores da rede pública. Necessária comprovação.

20% de desconto no valor total do curso para professores da rede privada. Necessária comprovação.

*Desconto não cumulativo e mediante comprovação.

Acesse a página de Inscrições e Matrículas para mais informações.

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