Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula
Em meio a desafios significativos na alfabetização de crianças no Brasil, onde uma grande parcela não alcança a aprendizagem adequada de leitura e escrita até o final do segundo ano do ensino fundamental, torna-se crucial adotar abordagens baseadas em evidências científicas. Este curso visa apresentar e discutir metodologias que demonstraram sucesso em diferentes contextos, capacitando educadores a aplicar essas estratégias de forma eficaz.
Objetivo do curso
Aprofundar o estudo do livro “Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula”, buscando fornecer uma compreensão sólida sobre o assunto, além de destacar as contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados para a área e a importância de incluir essas evidências nas práticas e políticas de alfabetização.
Objetivos para os Alunos
- Compreender a importância de uma alfabetização baseada em evidências científicas;
- Identificar e aplicar práticas eficazes de alfabetização para diferentes faixas etárias;
- Analisar estudos de caso, incluindo o sucesso educacional de Sobral, e adaptá-los à realidade brasileira;
- Desenvolver estratégias de ensino adaptadas a cada fase da alfabetização;
- Desenvolver habilidades para avaliar e aprimorar o processo de alfabetização em suas instituições.
Didática
Por meio de aulas ao vivo (síncronas), o curso promove uma interação dinâmica entre os participantes e o professor. Serão explorados estudos de caso, discussões em grupos, revisão de literatura científica e práticas pedagógicas que fundamentam a alfabetização baseada em evidências.
Deixe um comentário