No dia 27 de agosto de 2024, foi realizado mais um encontro entre as equipes de trabalhadores de dois SAICAs da entidade Ser Especial – AAIT (Associação Assistencial de Integração ao Trabalho), a pesquisadora Dra. Regina Fiedler, do Instituto Edube, e estagiários do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul. O encontro marcou o início das atividades do Programa de Recomposição da Alfabetização de Jovens e Adultos do Instituto Edube, que reconhece a alfabetização como um pilar essencial para a inclusão social, especialmente entre jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.
O programa social PRA-JA tem como foco o fortalecimento da literacia e se destaca como uma resposta necessária aos desafios enfrentados por milhares de jovens no Brasil. A iniciativa busca não apenas ensinar a ler e escrever, mas também preparar os participantes para uma atuação cidadã ativa, por meio de discussões sobre direitos, autoestima e participação social.
Embora não existam dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos jovens acolhidos provisoriamente em SAICAs, o Censo Demográfico 2022, divulgado no relatório Alfabetização: Resultados do Universo, revela que 6,6% da população adulta brasileira ainda é analfabeta. A ausência de habilidades básicas de leitura e escrita representa uma barreira significativa à inclusão social e econômica, limitando o acesso ao trabalho e à participação plena na vida cívica.
Programas como o PRA-JA são fundamentais para reverter esse cenário, especialmente entre jovens que vivenciam condições de vida adversas. Ao fortalecer a alfabetização, o programa amplia as perspectivas educacionais e facilita a integração social. A promoção da literacia é acompanhada por atividades que estimulam o engajamento cívico e a expressão pessoal, elementos fundamentais para que os jovens se sintam parte ativa da comunidade.

Um dos aspectos mais inovadores do PRA-JA é sua abordagem inclusiva, que envolve os próprios jovens na construção de seus percursos educativos. O programa cria um espaço seguro para o debate de temas relevantes, como direitos, identidade e cidadania, fortalecendo o protagonismo juvenil.
O fortalecimento da alfabetização de jovens é, portanto, um passo decisivo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Iniciativas como o PRA-JA demonstram que, ao oferecer oportunidades concretas de aprendizagem e participação, é possível transformar trajetórias de vida e gerar impactos sociais duradouros.
Além de beneficiar os jovens, o programa também investe na formação contínua dos orientadores socioeducativos, promovendo encontros de troca de experiências e aprimoramento da prática profissional. O sucesso do PRA-JA tem potencial para inspirar políticas públicas e ser reconhecido em congressos de educação e assistência social, podendo inclusive receber premiações por sua contribuição na redução do analfabetismo e no fortalecimento da cidadania.
Referências:
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Painel de Acompanhamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Disponível em: https://paineisanalytics.cnj.jus.br. Acesso em: 25 ago. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do Universo. Disponível em: arquivo local da autora. Acesso em: 25 ago. 2024.