Curso Online
A realização do curso está condicionada ao número mínimo de inscritos. O curso é certificado pelo Instituto Edube. Terão direito ao certificado os participantes que tiverem 75% de frequência no curso.
O RTI é um programa educacional, de caráter preventivo, que visa diminuir a ocorrência de problemas de linguagem ou outras dificuldades observadas no desenvolvimento infantil, que podem prejudicar o processo de alfabetização. Não aprender a ler e escrever na etapa escolar apropriada traz impactos significativos para as crianças, que ficam limitadas no uso dessas habilidades básicas, fundamentais para todos os demais aprendizados escolares, o que culmina em um histórico de defasagens e de evasão escolar. O Fortalecimento da Alfabetização tem como objetivo resgatar a aprendizagem, fortalecendo as habilidades necessárias das crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Este curso visa apresentar e discutir a implementação de programas de RTI, especialmente utilizando a estratégia do Fortalecimento da Alfabetização como modelo, a fim de capacitar profissionais de educação e saúde a aplicá-lo de forma eficaz.
Docentes
Profa. Dra. Ana Luiza Navas
Profa. Ma. Taís Ciboto
Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani
Modalidade
EAD (Educação a Distância)
Ao vivo (síncrono), online (plataforma Zoom)
Inscrições e mais informações podem ser encontradas no site do Instituto Edube, pelo WhatsApp (11) 93096-1710 e pelo nosso e-mail cursos@institutoedube.com.br
Detalhes
Objetivo do curso
Apresentar o conceito do modelo de Resposta à Intervenção (RTI) e exemplos de como aplicá-lo no contexto educacional e clínico, com ênfase no programa Fortalecimento da Alfabetização, desenvolvido pelo Instituto Edube em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Objetivos para os Alunos
Didática
Por meio de aulas ao vivo (síncronas), o curso promove uma interação dinâmica entre os participantes e os professores. Serão explorados demonstrações práticas, discussões em grupos e revisão de literatura científica que fundamentam o trabalho com o RTI e o Fortalecimento da Alfabetização.
Cronograma
Primeira Aula – 02/09/24
Bases conceituais sobre alfabetização.
Segunda Aula – 04/09/24
Modelo de Resposta à Intervenção e Programa Fortalecimento da Alfabetização.
Terceira Aula – 09/09/24
Implementação do Fortalecimento da Alfabetização no contexto educacional e clínico
Cancelamentos solicitados pelo aluno: | Geram reembolso de: |
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Até 15 dias antes da data do curso | 80% na devolução do valor |
Até 10 dias antes da data do curso | 70% na devolução do valor |
Até 3 dias antes da data do curso | 50% na devolução do valor |
Com menos de 3 dias de antecedência | Não haverá reembolso |
Profa. Dra. Ana Luiza Navas
Doutora em Psicologia pela University of Connecticut, EUA. Pós-doutorado em Linguística na UNICAMP. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Orientadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da FCMSCSP. Coordenação científica do Instituto Edube.
Profa. Ma. Taís Ciboto
Fonoaudióloga e Psicopedagoga, com Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação Baseada em Evidências (EDUBE); Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Grupo Alcance/Censupeg; Fonoaudióloga Educacional em uma instituição de Educação Infantil de São Paulo; Professora de cursos de atualização profissional e de Pós-Graduação nas áreas de Linguagem Escrita, Fonoaudiologia Educacional e Psicopedagogia; e membro da equipe de especialistas em aprendizagem do Instituto ABCD.
Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani
Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP-USP, realizou estágio doutoral no Graduate Center of The City University of New York, GC-CUNY sob a orientação de Linnea Ehri. Foi Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e na Universidade Cruzeiro do Sul. Fez estudos de Pós-Doutorado na Harvard, USP e PUC-SP. Foi Coordenador-Geral de Neurociência Cognitiva e Linguística no MEC e Presidente do Painel Nacional de Especialistas em Literacia, Numeracia e Alfabetização. Organizador do livro Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula.
Como funciona?
Mais informações em breve.
Duração Total
6 horas
Certificado
Emitido pelo Edube e aceito como atividade complementar.
Público-alvo
Professores, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos educacionais e demais profissionais de educação e saúde.
Investimento
Mais informações em breve.
Soluções