Informações do Curso
- Modalidade: Curso 100% online e síncrono (ao vivo)
- Acesso: Gravação disponível por 12 meses via plataforma Moodle
- Carga Horária: 4 horas
- Data: 25/06 às 19h
- Certificado: Digital incluso
Objetivo Geral
Capacitar educadoras e educadores a interpretar a escrita infantil a partir das fases do desenvolvimento da leitura e escrita descritas por Linnea Ehri, utilizando a sondagem de escrita como ferramenta principal de avaliação e planejamento pedagógico.
Público-Alvo
Professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, coordenadoras pedagógicas, psicopedagogas, fonoaudiólogas educacionais e demais profissionais interessados em alfabetização com base na ciência da leitura.
Fundamento Teórico
Linnea Ehri descreve o desenvolvimento da leitura e da escrita como um processo progressivo que envolve a formação de conexões entre grafemas e fonemas. A escrita da criança revela, muitas vezes com mais clareza do que a leitura, em qual fase ela se encontra:
- • Fase pré-alfabética
- • Fase alfabética parcial
- • Fase alfabética completa
- • Fase ortográfica consolidada
Essas fases guiam o entendimento sobre como a criança representa os sons da fala na escrita e como progride na construção da ortografia mental.