Ensine leitura com base no que realmente funciona.
O curso Introdução à Ciência Cognitiva da Leitura apresenta de forma clara, acessível e fundamentada os conhecimentos mais atualizados sobre como o cérebro aprende a ler e escrever. Ministrado pelo Prof. Dr. Renan Sargiani, referência nacional em alfabetização baseada em evidências, o curso foi criado para professores, coordenadores, gestores e profissionais da educação que desejam tomar decisões pedagógicas mais eficazes, com respaldo da neurociência e da psicologia cognitiva. Uma formação essencial para quem busca transformar suas práticas de alfabetização com segurança, consciência e consistência científica.
Políticas de trocas e devoluções
1x de R$ 149,70 sem juros | R$ 149,70 |
---|---|
2x de R$ 74,85 sem juros | R$ 149,70 |
3x de R$ 49,90 sem juros | R$ 149,70 |
4x de R$ 39,31 com juros | R$ 157,24 |
5x de R$ 31,76 com juros | R$ 158,80 |
6x de R$ 26,73 com juros | R$ 160,38 |
7x de R$ 23,13 com juros | R$ 161,91 |
8x de R$ 20,44 com juros | R$ 163,52 |
O curso Introdução à Ciência Cognitiva da Leitura é um convite para compreender, de forma clara e acessível, os fundamentos científicos por trás do processo de aprender a ler. Ministrado pelo Prof. Renan Sargiani — referência nacional em alfabetização baseada em evidências — o curso apresenta as descobertas mais atuais da neurociência cognitiva e da psicologia da aprendizagem.
Essa formação é ideal para professores, coordenadores pedagógicos e profissionais da aprendizagem que desejam transformar sua prática com base no que realmente funciona para ensinar uma criança a ler.
O curso está organizado em 6 módulos temáticos, cada um abordando aspectos fundamentais da leitura à luz da neurociência, da psicologia cognitiva e da educação. Todo o conteúdo foi elaborado com base em evidências científicas e foco na prática docente.
Uma introdução ao campo interdisciplinar que une psicologia, neurociência, linguística, fonoaudiologia e educação para explicar como aprendemos a ler.
Compreenda o papel das áreas cerebrais envolvidas na leitura e por que ler não é uma habilidade natural, mas adquirida.
Conheça os principais modelos explicativos da leitura e descubra o que as pesquisas mais robustas revelam sobre métodos eficazes de alfabetização.
Traduza teoria em ação com estratégias claras e aplicáveis para o ensino da leitura em sala de aula.
Descubra caminhos para implementar abordagens científicas mesmo em contextos com limitações de tempo, recursos ou formação docente.
Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, com pós-doutorados na Harvard Graduate School of Education, IP-USP e PUC-SP, focado em linguagem, alfabetização e neurociência cognitiva. Atuou como professor de Psicologia da Educação na FE-USP, coordenador no MEC, presidente-científico do Painel Nacional de Alfabetização, consultor da UNESCO, e é presidente do Instituto Edube. Autor de artigos, capítulos e livros sobre alfabetização, educação baseada em evidências e políticas educacionais, com ampla experiência na formação de professores e desenvolvimento de políticas públicas para educação.
O Instituto Edube é um instituto de pesquisa, ensino e inovação que se tornou referência nacional em formação baseada em evidências. Nossa missão é transformar a educação brasileira por meio da produção e disseminação de conhecimento científico de qualidade, promovendo práticas educacionais mais eficazes, equitativas e alinhadas às necessidades reais da sociedade.
Combinando excelência acadêmica, metodologias atualizadas e um time de especialistas reconhecidos nas áreas de educação e saúde, o Edube desenvolve e oferece cursos, programas e materiais didáticos que impactam diretamente a prática profissional em diversos contextos — da sala de aula ao atendimento clínico.
Nossos cursos foram cuidadosamente estruturados para preparar você com segurança, consistência e embasamento científico para enfrentar os desafios do dia a dia. Buscamos sempre alinhar teoria e prática, conhecimento técnico e sensibilidade humana, políticas públicas e atuação profissional.
Com o Edube, você se destaca: transforma sua atuação, amplia suas possibilidades de intervenção e avança com confiança, apoiado em práticas atualizadas, eficazes e fundamentadas nas melhores evidências disponíveis.
Este curso é voltado para professores, coordenadores pedagógicos e profissionais da aprendizagem que desejam ensinar crianças a ler com mais segurança, consciência e respaldo científico. É ideal para quem quer compreender o que realmente funciona na alfabetização, com base em evidências da neurociência e da psicologia cognitiva.
Para os cursos livres do Instituto Edube, não é necessário enviar nenhum documento. Basta preencher corretamente o cadastro com seus dados pessoais, como CPF, RG, endereço e telefone.
Já para cursos de pós-graduação, poderão ser solicitados documentos adicionais, como diploma de graduação e histórico escolar, conforme os requisitos específicos de cada curso. Essas exigências serão informadas no momento da matrícula.
Os cursos oferecidos pelo Instituto Edube são classificados como cursos livres, conforme estabelecido pela Lei nº 9.394/96, pelo Decreto nº 5.154/04 e pela Deliberação CEE 14/97. Isso significa que são cursos de educação não formal, voltados para a qualificação profissional e pessoal, e não exigem reconhecimento ou autorização do MEC para serem ofertados.
Essa modalidade é totalmente legal e válida em todo o território nacional, sendo amplamente utilizada para capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional. Os cursos livres do Edube são certificados e podem ser utilizados como horas complementares, em concursos e para progressão na carreira, conforme as normas da instituição de origem.
Soluções
Enviar mensagem no WhatsApp