O Instituto Edube tem o orgulho de parabenizar a equipe do projeto de Extensão FonoEdu Santa Casa (FonoEdu) do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), coordenado pela docente do curso Profa. Ana Luiza Navas, que também é pesquisadora associada do Edube e uma das autoras do Programa Vamos Todos Aprender a Ler (VTAL).
Sobre o Projeto FonoEdu
O projeto FonoEdu apoia a comunidade educacional no fortalecimento da leitura de alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental que ainda não consolidaram o processo de alfabetização. Desde o 2º semestre de 2022, o programa realiza oficinas em parceria com escolas públicas da região central de São Paulo, com a participação dedicada das alunas do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP.
“Parabenizo a Profa. Ana Navas e suas alunas pelo projeto FonoEdu Santa Casa, pois ele evidencia como o trabalho da fonoaudiologia educacional, aliado à cooperação multiprofissional, é essencial para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade, inclusiva e baseada em evidências.” -Prof. Dr. Renan Sargiani – Presidente do Instituto Edube.
O grande destaque desta fase do projeto este semestre foi a produção de materiais de apoio para os programas educacionais utilizados no projeto.
Um dos produtos foi a adaptação para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) das histórias dos personagens do Vamos Todos Aprender a Ler (VTAL), um programa completo, gratuito e baseado nas melhores evidências científicas sobre alfabetização.
O vídeo foi produzido pelas alunas Nicole Mariano de Pinho, Izabel Mingardi, Isadora Akemi Mello de Souza, Barbara Menegatti Nogueira da Silva, Letícia Brollo Sartori, Sofia Carreiro Manolio e Isabela Andrade, que também realizaram a adaptação dos conteúdos para LIBRAS.
Além disso, foi produzido um vídeo com a adaptação do texto e narração do Guia de Literacia Familiar do Programa Fortalecimento da Alfabetização, que é derivado do Programa VTAL e faz parte de uma estratégia de recomposição da alfabetização para crianças que ainda não consolidaram as habilidades básicas de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse guia orienta famílias sobre como apoiar ativamente o desenvolvimento da leitura em casa, fortalecendo o vínculo entre escola e família. A adaptação em forma de vídeo e com linguagem mais simples visa promover ainda mais acessibilidade do material para as famílias.
Este vídeo foi produzido pelas alunas Larissa Yae Ferreira Miyamura, Larissa Mioto Sevilha, Gabriella Farrás Angelo, Lavínia Valentim Silverio.
🔗 Assista aos vídeos produzidos pelo projeto:
Histórias adaptadas do Programa VTAL em LIBRAS
Narração do Guia de Literacia Familiar do Programa Fortalecimento da Alfabetização
Sobre o Programa Vamos Todos Aprender a Ler (VTAL)
Desenvolvido para apoiar professores no ensino da leitura de forma explícita, estruturada e baseada em evidências, o VTAL é um recurso gratuito que já beneficiou mais de 150 mil crianças em diversos municípios do Brasil, oferecendo atividades sequenciadas para trabalhar habilidades essenciais como consciência fonêmica e correspondência entre grafemas e fonemas.
📩 Secretarias de Educação de todo o Brasil podem entrar em contato com o Edube para levar o Programa VTAL às suas redes de ensino, apoiando a alfabetização de milhares de crianças em seus municípios. Fale conosco em contato@institutoedube.com.br e conheça mais sobre como podemos ajudar a transformar a alfabetização em sua rede.
Parabenizamos a Profa. Ana Navas e a todas as alunas integrantes do projeto FonoEdu Santa Casa por essa iniciativa que fortalece a educação inclusiva e a aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade.