ENSINAR SEM AVALIAR
É NAVEGAR SEM BÚSSOLA.

Sistema Edube de Indicadores de Leitura e Escrita (SEI-LER)

Avaliação baseada em evidências para fortalecer a alfabetização

O SEI-LER é o Sistema Edube de Investigação da Leitura e Escrita — uma solução prática, acessível e cientificamente fundamentada para avaliar e monitorar o desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com foco na aprendizagem real das crianças, o SEI-LER apoia redes de ensino, escolas e educadores a tomarem decisões pedagógicas orientadas por evidências, com foco na equidade e na efetividade do ensino.

Crianças posando para a foto

Entenda como podemos te ajudar

Para que serve o SEI-LER?

O SEI-LER permite:

Diagnosticar o nível de aprendizagem em leitura e escrita dos alunos;

Entenda como podemos te ajudar

Para que serve o SEI-LER?

Com base nas evidências da ciência cognitiva da leitura, o SEI-LER avalia as principais habilidades envolvidas no processo de alfabetização, como:

 

Consciência fonológica

Conhecimento de letras e sons

Decodificação e leitura de palavras

Leitura de frases e compreensão

Produção escrita (nível da escrita, ortografia e estrutura textual)

 

Cada um desses aspectos está relacionado às fases de desenvolvimento da leitura e escrita propostas por Linnea Ehri, permitindo compreender o percurso de aprendizagem com clareza.

Logo Edube
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.