Transforme sua prática alfabetizadora com ciência, segurança e propósito.
A Mentoria ABC, conduzida pelo Prof. Dr. Renan Sargiani, é um programa 100% online de desenvolvimento profissional com base na ciência cognitiva da leitura e na neurociência aplicada à alfabetização. Ideal para professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais que buscam clareza, confiança e estratégias eficazes para ensinar seus alunos a ler e escrever com evidências, propósito e impacto real.
A Mentoria ABC é uma jornada formativa exclusiva voltada à alfabetização baseada em evidências, fundamentada na ciência cognitiva da leitura e na neurociência cognitiva. Foi criada para responder à grande pergunta que desafia educadores todos os dias: o que realmente funciona para ensinar uma criança a ler e escrever?
A Mentoria ABC é indicada para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, coordenadores, formadores e demais profissionais que buscam transformar sua prática alfabetizadora com base nas melhores evidências científicas.
A Mentoria ABC é composta por 12 encontros ao vivo, realizados mensalmente aos sábados, sempre das 9h às 12h (horário de Brasília), com início em 28 de junho de 2025. Cada encontro é dedicado a um tema essencial da alfabetização com base na ciência cognitiva da leitura e nas melhores evidências disponíveis.
Data: 28 de junho de 2025
Data: 26 de julho de 2025
Data: 30 de agosto de 2025
Data: 27 de setembro de 2025
Data: 25 de outubro de 2025
Data: 29 de novembro de 2025
Data: 20 de dezembro de 2025
Data: 31 de janeiro de 2026
Data: 28 de fevereiro de 2026
Data: 28 de março de 2026
Data: 25 de abril de 2026
Data: 30 de maio de 2026
Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, com pós-doutorados na Harvard Graduate School of Education, IP-USP e PUC-SP, focado em linguagem, alfabetização e neurociência cognitiva. Atuou como professor de Psicologia da Educação na FE-USP, coordenador no MEC, presidente-científico do Painel Nacional de Alfabetização, consultor da UNESCO, e é presidente do Instituto Edube. Autor de artigos, capítulos e livros sobre alfabetização, educação baseada em evidências e políticas educacionais, com ampla experiência na formação de professores e desenvolvimento de políticas públicas para educação.
O Instituto Edube é um instituto de pesquisa, ensino e inovação que se tornou referência nacional em formação baseada em evidências. Nossa missão é transformar a educação brasileira por meio da produção e disseminação de conhecimento científico de qualidade, promovendo práticas educacionais mais eficazes, equitativas e alinhadas às necessidades reais da sociedade.
Combinando excelência acadêmica, metodologias atualizadas e um time de especialistas reconhecidos nas áreas de educação e saúde, o Edube desenvolve e oferece cursos, programas e materiais didáticos que impactam diretamente a prática profissional em diversos contextos — da sala de aula ao atendimento clínico.
Nossos cursos foram cuidadosamente estruturados para preparar você com segurança, consistência e embasamento científico para enfrentar os desafios do dia a dia. Buscamos sempre alinhar teoria e prática, conhecimento técnico e sensibilidade humana, políticas públicas e atuação profissional.
Com o Edube, você se destaca: transforma sua atuação, amplia suas possibilidades de intervenção e avança com confiança, apoiado em práticas atualizadas, eficazes e fundamentadas nas melhores evidências disponíveis.
Enviar mensagem no WhatsApp