No processo de Alfabetização, é fundamental que a criança aprenda o sistema de correspondência entre duas unidades linguísticas: os fonemas e os grafemas, dois elementos que são a base do princípio alfabético.
Os primeiros, fonemas, dizem respeito à menor unidade sonora das palavras. Ao produzir uma palavra os fonemas se articulam de maneira a compor as sílabas que por sua vez formam a estrutura da palavra falada.
Oferecer ao aluno boas atividades para a percepção dos fonemas, identificar as diferenças entre os fonemas de uma língua por exemplo, é essencial para que as crianças entendam posteriormente o que deve ser representado na escrita.
Os grafemas, por sua vez, nada mais são do que a representação gráfica dos fonemas. Um fonema pode ser representado por um grafema constituído de uma letra do alfabeto como na representação do fonema /a/ e da letra [a], ou por um grafema constituído de duas letras do alfabeto como o fonema /S/ que é representado pelo grafema [ch].
Estabelecer as correspondências entre cada letra (ou letras) e seu respectivo som é o ponto de partida para que as crianças tenham o entendimento da relação da oralidade e a linguagem escrita.
A compreensão do princípio alfabético
Para aprender a ler e escrever em um sistema alfabético de escrita, como é o caso do Português, é fundamental que a criança compreenda que os grafemas representam as menores unidades sonoras da fala, os fonemas. E para isso, é preciso ensinar explicitamente e de forma sistemática, da relação mais simples para a mais complexa.
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