Módulo 1 – O que é Alfabetização Baseada em Evidências?
Conceitos, fundamentos e diferenças entre práticas tradicionais e práticas baseadas na ciência.
Módulo 2 – CIÊNCIA COGNITIVA DA LEITURA: O QUE TODO ALFABETIZADOR PRECISA SABER
Como o cérebro aprende a ler e os sistemas cognitivos envolvidos no processo.
Módulo 3 – O QUE FUNCIONA X O QUE PARECE FUNCIONAR: APRENDA A DIFERENCIAR
O que as pesquisas já superaram e o que ainda é feito nas escolas sem eficácia comprovada.
Módulo 4 – CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA: A BASE DA ALFABETIZAÇÃO
Desenvolvimento de habilidades de percepção e manipulação dos sons da fala.
Módulo 5 – CORRESPONDÊNCIA GRAFEMA-FONEMA E DECODIFICAÇÃO
Estratégias para ensinar a relação entre sons e letras de forma sistemática.
Módulo 6 – FLUÊNCIA EM LEITURA: MUITO ALÉM DA VELOCIDADE
O papel da precisão, ritmo e expressividade para a compreensão textual.
Módulo 7 – VOCABULÁRIO E LINGUAGEM ORAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Como desenvolver a linguagem oral e o repertório lexical desde a educação infantil.
Módulo 8 – COMPREENSÃO DE TEXTO DESDE A ALFABETIZAÇÃO
Garantindo que a leitura faça sentido desde o início do processo.
Módulo 9 – PLANEJAMENTO DE AULAS COM BASE EM EVIDÊNCIAS
Como organizar o ensino de forma estruturada e eficaz.
Módulo 10 – MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO
Ferramentas e estratégias para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.
Módulo 11 – INTERVENÇÕES PARA ALUNOS EM DIFICULDADE
O que fazer quando o progresso não acontece como esperado.
Módulo 12 – DO ESTUDO À PRÁTICA: APLICANDO NA REALIDADE DA SUA ESCOLA
Como adaptar as evidências científicas para o seu contexto de ensino.
Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, com parte do doutorado realizado no Graduate Center da City University of New York (GC-CUNY),
e pós-doutorados na Harvard Graduate School of Education, USP e PUC-SP.
É uma das principais referências no Brasil em alfabetização baseada em evidências,
com mais de 15 anos de experiência na formação de professores, desenvolvimento de programas educacionais e políticas públicas.
Foi um dos responsáveis pela elaboração da Política Nacional de Alfabetização (PNA)
e atuou como Coordenador-Geral de Neurociência Cognitiva e Linguística no Ministério da Educação, liderando iniciativas voltadas à alfabetização e educação infantil.
É também o organizador do livro Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula, obra que tem transformado a prática de milhares de educadores em todo o país.
Como fundador do Instituto Edube, já atuou como consultor para organismos internacionais como a UNESCO e o BID, integrando ciência e prática para promover uma educação mais equitativa, intencional e eficaz — desde os primeiros anos de vida.
Pergunta 1 – Preciso ter alguma formação específica para participar?
Não. Mas, a mentoria é destinada a professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, independentemente da formação anterior.
Pergunta 2 – Qual é a frequência e duração dos encontros?
Os encontros acontecem uma vez por mês, no último sábado, das 9h às 12h (horário de Brasília), durante 12 meses.
Pergunta 3 – As aulas são ao vivo ou gravadas?
Os encontros são ao vivo, mas ficam gravados para que você possa rever quando e quantas vezes quiser.
Pergunta 4 – Recebo certificado ao final da mentoria?
Sim, você recebe um certificado oficial emitido pelo Instituto Edube, com a carga horária referente ao programa completo.
Pergunta 5 – Posso participar de qualquer lugar do Brasil ou do mundo?
Sim! A mentoria é 100% online e pode ser acessada de qualquer lugar com conexão à internet.
Pergunta 6 – Posso entrar na mentoria mesmo depois que os encontros já começaram?
Sim! Você pode ingressar na mentoria a qualquer momento, mesmo que os encontros já tenham começado. Ao entrar, você terá acesso às gravações dos encontros anteriores para acompanhar todo o conteúdo. Além disso, o Prof. Renan vai orientar você sobre como aproveitar melhor a mentoria, garantindo que seu desenvolvimento profissional não seja prejudicado pelo ingresso em datas posteriores.
Pergunta 7 – Posso fazer perguntas fora do tema do encontro?
Sim! Você pode trazer perguntas sobre outros assuntos relacionados à alfabetização, neurociências ou educação. Durante os encontros, priorizamos responder as dúvidas sobre o tema principal, mas abrimos espaço ao final para questões gerais. Caso não seja possível responder todas as perguntas no encontro, você poderá enviá-las por escrito e receberá a resposta depois.
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