Logo Edube

Curso Online

Modelo de Resposta à Intervenção (RTI): como usar na escola e na clínica

Menina escrevendo

A realização do curso está condicionada ao número mínimo de inscritos. O curso é certificado pelo Instituto Edube. Terão direito ao certificado os participantes que tiverem 75% de frequência no curso.

O RTI é um programa educacional, de caráter preventivo, que visa diminuir a ocorrência de problemas de linguagem ou outras dificuldades observadas no desenvolvimento infantil, que podem prejudicar o processo de alfabetização. Não aprender a ler e escrever na etapa escolar apropriada traz impactos significativos para as crianças, que ficam limitadas no uso dessas habilidades básicas, fundamentais para todos os demais aprendizados escolares, o que culmina em um histórico de defasagens e de evasão escolar. O Fortalecimento da Alfabetização tem como objetivo resgatar a aprendizagem, fortalecendo as habilidades necessárias das crianças com dificuldades no processo de alfabetização. Este curso visa apresentar e discutir a implementação de programas de RTI, especialmente utilizando a estratégia do Fortalecimento da Alfabetização como modelo, a fim de capacitar profissionais de educação e saúde a aplicá-lo de forma eficaz.

Docentes

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Profa. Ma. Taís Ciboto

Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani

Modalidade

EAD (Educação a Distância)

Ao vivo (síncrono), online (plataforma Zoom)

Inscrições e mais informações podem ser encontradas no site do Instituto Edube, pelo WhatsApp (11) 93096-1710 e pelo nosso e-mail cursos@institutoedube.com.br

Detalhes

Objetivo do curso

Apresentar o conceito do modelo de Resposta à Intervenção (RTI) e exemplos de como aplicá-lo no contexto educacional e clínico, com ênfase no programa Fortalecimento da Alfabetização, desenvolvido pelo Instituto Edube em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Objetivos para os Alunos

  • Compreender o conceito de modelo de resposta à intervenção (RTI) e sua relação com a alfabetização;
  • Conhecer o programa Fortalecimento da Alfabetização, identificando suas características relacionadas ao modelo RTI;
  • Desenvolver habilidades para implementar as estratégias de Fortalecimento da Alfabetização com base no modelo RTI;

Didática

Por meio de aulas ao vivo (síncronas), o curso promove uma interação dinâmica entre os participantes e os professores. Serão explorados demonstrações práticas, discussões em grupos e revisão de literatura científica que fundamentam o trabalho com o RTI e o Fortalecimento da Alfabetização.

Cronograma

Primeira Aula – 02/09/24

Bases conceituais sobre alfabetização.

Segunda Aula – 04/09/24

Modelo de Resposta à Intervenção e Programa Fortalecimento da Alfabetização.

Terceira Aula – 09/09/24

Implementação do Fortalecimento da Alfabetização no contexto educacional e clínico

  • Os cursos livres são válidos em todo o território nacional e estão de acordo com a Lei nº 9394/96 e o Decreto nº 5.154/04.
  • Esse curso é indicado para todos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais.
  • Aceito como atividade complementar.
  • No caso do aluno solicitar o cancelamento de sua inscrição no curso, vale a tabela abaixo:
  • Cancelamentos solicitados pelo aluno:Geram reembolso de:
    Até 15 dias antes da data do curso80% na devolução do valor
    Até 10 dias antes da data do curso70% na devolução do valor
    Até 3 dias antes da data do curso50% na devolução do valor
    Com menos de 3 dias de antecedênciaNão haverá reembolso
  • O cancelamento deve ser solicitado pelo WhatsApp (11) 93096-1710

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Doutora em Psicologia pela University of Connecticut, EUA. Pós-doutorado em Linguística na UNICAMP. Professora Titular do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Orientadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da FCMSCSP. Coordenação científica do Instituto Edube.

Profa. Ma. Taís Ciboto

Fonoaudióloga e Psicopedagoga, com Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Instituto de Educação Baseada em Evidências (EDUBE); Coordenadora da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Grupo Alcance/Censupeg; Fonoaudióloga Educacional em uma instituição de Educação Infantil de São Paulo; Professora de cursos de atualização profissional e de Pós-Graduação nas áreas de Linguagem Escrita, Fonoaudiologia Educacional e Psicopedagogia; e membro da equipe de especialistas em aprendizagem do Instituto ABCD.

Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP-USP, realizou estágio doutoral no Graduate Center of The City University of New York, GC-CUNY sob a orientação de Linnea Ehri. Foi Professor na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e na Universidade Cruzeiro do Sul. Fez estudos de Pós-Doutorado na Harvard, USP e PUC-SP. Foi Coordenador-Geral de Neurociência Cognitiva e Linguística no MEC e Presidente do Painel Nacional de Especialistas em Literacia, Numeracia e Alfabetização. Organizador do livro Alfabetização Baseada em Evidências: da ciência à sala de aula.

Como funciona?

Mais informações em breve.

Duração Total

6 horas

Certificado

Emitido pelo Edube e aceito como atividade complementar.

Público-alvo

Professores, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos educacionais e demais profissionais de educação e saúde.

Investimento

1º lote: R$ 149,00 (até 19/08).
2º lote: R$ 175,00 (de 20 a 30/08).
Consulte opções de parcelamento.