Logo Edube

O que são evidências?

O nome do Instituto Edube, Educação Baseada em Evidências, explicita aquilo em que acreditamos desde nossa fundação, em 2020: a construção de metodologias educacionais eficientes, o desenvolvimento da Educação e o processo de aprendizagem devem ser fundamentados num alicerce sólido, as evidências científicas. 

Mas, afinal, o que são evidências? Como podemos dizer quando uma evidência é considerada consistente o bastante?

Definição 

De acordo com o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, evidência (do latim evidentia, -ae, evidência, visibilidade, clareza) pode ser definida como “Qualidade de evidente; certeza manifesta” e “O que serve para demonstrar ou esclarecer um fato, uma causa ou uma verdade (ex.: evidência científica; evidências estatísticas). = PROVA”. 

Uma evidência científica é aquela que foi comprovada por pesquisadores de acordo com processos rigorosos de análise, com o compromisso de documentar todas as etapas da jornada de investigação até o resultado. 

Estes cientistas estão dispostos a interrogar as próprias certezas e realizar uma bateria de testes e estudos, além de dispensarem anos à elaboração de um embasamento teórico para suas teses, antes de atestar a eficiência. Por isso elas são confiáveis, pois são testadas e comprovadas. 

Acreditamos, portanto, que a educação e os métodos selecionados para o ensino devem se basear nelas. Ou seja, nada de achismos ou falta de fundamentos!  

Leia também: Alfabetização Multissensorial: conheça a abordagem educacional que facilita e expande a aprendizagem

Aqui no Instituto Edube, trabalhamos exclusivamente com soluções educacionais amparadas por evidências científicas de algumas das maiores universidades e centros de pesquisa do mundo.

Caso queira saber mais sobre o assunto, fale conosco!

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments