O Instituto Edube acredita que toda grande transformação educacional começa com uma pergunta bem formulada, dados confiáveis e soluções que realmente funcionam. É por isso que investimos em pesquisa aplicada, desenvolvimento de soluções inovadoras e avaliação rigorosa de impacto.
Nossos projetos buscam melhorar a qualidade da educação no Brasil e garantir mais equidade no acesso à aprendizagem. Atuamos com pesquisas próprias, em parceria com universidades e organizações nacionais e internacionais, e também desenvolvemos pesquisas e avaliações por encomenda, atendendo demandas de prefeituras, escolas, editoras, ONGs e fundações.
O GP-Edube reúne especialistas das áreas de psicologia, educação, saúde, neurociências e políticas públicas. O grupo desenvolve pesquisas alinhadas às melhores práticas científicas, sempre com o foco em transformar resultados acadêmicos em impacto concreto nas escolas, famílias e políticas públicas.
Estuda os processos cognitivos, linguísticos e neuropsicológicos envolvidos na aprendizagem da linguagem oral e escrita em sistemas alfabéticos.
Foca na instrução fônica explícita, consciência fonológica, vocabulário, fluência, compreensão leitora e primeiros conceitos de numeracia, com vistas à promoção da literacia e da alfabetização equitativa.
Investiga o desenvolvimento global de crianças de 0 a 6 anos em suas dimensões cognitiva, linguística, emocional, social e motora, em articulação com práticas educativas e políticas públicas.
Estuda intervenções baseadas em evidências para ambientes familiares, escolares e comunitários que promovam vínculos, linguagem oral, regulação emocional e ambientes responsivos.
Analisa como princípios da ciência da aprendizagem e da instrução podem orientar a construção de currículos e a prática pedagógica em todas as disciplinas do ensino fundamental.
Investiga métodos de ensino, organização do tempo e conteúdos, materiais didáticos e estratégias de ensino explícito e estruturado para promover aprendizagem significativa e equidade.
Estuda fatores psicológicos, sociais e culturais que afetam o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem-estar em contextos educacionais e sociais.
Investiga intervenções psicossociais, parentalidade, saúde mental, inclusão, clima escolar e estratégias para populações em situação de vulnerabilidade, articulando psicologia, educação e saúde coletiva.
Desenvolve e valida instrumentos de avaliação da aprendizagem, programas educacionais e políticas públicas com base em evidências.
Inclui ciência da implementação, avaliação de impacto, produção de indicadores e sistemas de monitoramento para subsidiar políticas educacionais mais eficazes, equitativas e sustentáveis.
Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) Pós-Doutorado em Educação (Harvard)
Doutora em Psicolinguística - University of Connecticut Pós-doutorado em Linguística, IEL, UNICAMP.
Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP)
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio
Doutora em Psicologia, PUC-CAMPINAS
Enviar mensagem no WhatsApp