O Instituto Edube acredita que toda grande transformação educacional começa com uma pergunta bem formulada, dados confiáveis e soluções que realmente funcionam. É por isso que investimos em pesquisa aplicada, desenvolvimento de soluções inovadoras e avaliação rigorosa de impacto.
Nossos projetos buscam melhorar a qualidade da educação no Brasil e garantir mais equidade no acesso à aprendizagem. Atuamos com pesquisas próprias, em parceria com universidades e organizações nacionais e internacionais, e também desenvolvemos pesquisas e avaliações por encomenda, atendendo demandas de prefeituras, escolas, editoras, ONGs e fundações.
O GP-Edube reúne especialistas das áreas de psicologia, educação, saúde, neurociências e políticas públicas. O grupo desenvolve pesquisas alinhadas às melhores práticas científicas, sempre com o foco em transformar resultados acadêmicos em impacto concreto nas escolas, famílias e políticas públicas.
Estuda os processos cognitivos, linguísticos e neuropsicológicos envolvidos na aprendizagem da linguagem oral e escrita em sistemas alfabéticos.
Foca na instrução fônica explícita, consciência fonológica, vocabulário, fluência, compreensão leitora e primeiros conceitos de numeracia, com vistas à promoção da literacia e da alfabetização equitativa.
Investiga o desenvolvimento global de crianças de 0 a 6 anos em suas dimensões cognitiva, linguística, emocional, social e motora, em articulação com práticas educativas e políticas públicas.
Estuda intervenções baseadas em evidências para ambientes familiares, escolares e comunitários que promovam vínculos, linguagem oral, regulação emocional e ambientes responsivos.
Analisa como princípios da ciência da aprendizagem e da instrução podem orientar a construção de currículos e a prática pedagógica em todas as disciplinas do ensino fundamental.
Investiga métodos de ensino, organização do tempo e conteúdos, materiais didáticos e estratégias de ensino explícito e estruturado para promover aprendizagem significativa e equidade.
Estuda fatores psicológicos, sociais e culturais que afetam o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem-estar em contextos educacionais e sociais.
Investiga intervenções psicossociais, parentalidade, saúde mental, inclusão, clima escolar e estratégias para populações em situação de vulnerabilidade, articulando psicologia, educação e saúde coletiva.
Desenvolve e valida instrumentos de avaliação da aprendizagem, programas educacionais e políticas públicas com base em evidências.
Inclui ciência da implementação, avaliação de impacto, produção de indicadores e sistemas de monitoramento para subsidiar políticas educacionais mais eficazes, equitativas e sustentáveis.
Você é gestor público, mantenedor escolar, ONG, fundação ou editora?
Nós podemos desenhar, executar e avaliar projetos de pesquisa sob medida para sua realidade.
Entre os serviços mais contratados estão:
Avaliação de impacto de programas educacionais e sociais
Validação de materiais didáticos e currículos
Estudos de linha de base e diagnósticos educacionais
Consultorias com foco em equidade, alfabetização e desenvolvimento infantil
Pesquisas qualitativas com professores, famílias ou crianças
📨 Fale com nossa equipe de pesquisa e agende uma conversa.
O Edube mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais, como:
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade de Brasília (UnB)
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Universidade Cruzeiro do Sul
New York University (NYU)
Harvard Graduate School of Education (HGSE)
University of Connecticut (UConn)
Redes municipais e estaduais de ensino
Participamos também de redes e fóruns sobre alfabetização, avaliação e inovação educacional.
Avaliação de Fluência Leitora em larga escala
Estudo em parceira com o BID e a UConn.
PRA-JÁ – Recomposição da Alfabetização de Jovens e Adultos
Implementado em SAICAs, com foco em alfabetização de jovens e cidadania.
Programa PlayReadVIP
Estudo internacional com a NYU sobre leitura e desenvolvimento infantil no Brasil.
Estudo sobre as ações da prefeitura de São Paulo na área de Educação durante a pandemia.
Pesquisadores associados ao Edube publicam regularmente em periódicos nacionais e internacionais, levando o nome do Brasil e das nossas escolas ao debate científico global.
Você pode acessar uma seleção de nossos artigos publicados com afiliação ao Edube clicando aqui.
Seja para entender melhor sua realidade, validar um material, avaliar um programa ou construir soluções personalizadas com base em dados, conte conosco.
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Pós-Doutorado em Educação pela Harvard Graduate School of Education.
Doutora em Psicolinguística - University of Connecticut Pós-doutorado em Linguística, IEL, UNICAMP.
Doutora em Psicologia da Educação, PUC-SP
Doutora em Psicologia, PUC-CAMPINAS
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