Implemente o VTAL com segurança e consistência pedagógica.
Este curso autoinstrucional foi desenvolvido para apoiar professores e gestores escolares na implementação eficaz do programa Vamos Todos Aprender a Ler. Por meio de vídeos curtos, objetivos e baseados em evidências, o curso apresenta os principais componentes do programa, suas rotinas pedagógicas e estratégias práticas para promover o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.
Os conteúdos foram pensados para dialogar com os desafios reais da sala de aula, oferecendo orientações claras, aplicáveis e alinhadas à ciência da aprendizagem.
Políticas de trocas e devoluções
1x de R$ 49,70 sem juros | R$ 49,70 |
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O curso Contribuições das Neurociências para as Práticas Psicológicas oferece uma introdução acessível e atualizada sobre como os conhecimentos das neurociências podem fortalecer diferentes áreas da Psicologia. Voltado a estudantes e profissionais da área, o curso apresenta uma visão ampla, crítica e baseada em evidências sobre as interseções entre cérebro, comportamento e prática psicológica.
Com duração de aproximadamente 12 horas, o curso é 100% online, gravado, gratuito e com emissão de certificado. É uma excelente oportunidade para quem deseja ampliar sua compreensão teórica e prática sobre o impacto das neurociências na Psicologia contemporânea.
O curso Como usar o programa Vamos Todos Aprender a Ler (VTAL) foi desenvolvido para apoiar professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e formadores na implementação qualificada do programa VTAL. Composto por 6 módulos autoinstrucionais, o curso inclui vídeos explicativos, materiais de apoio, fóruns de troca e estratégias práticas baseadas em evidências científicas.
Graduada em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP (1988), com mestrado (1993) e doutorado (1998) em Psicolinguística pela University of Connecticut. Professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Diretora de Ensino do Instituto PENSI. Coordenadora de área dos programas profissionais da CAPES, editora executiva da revista CoDAS e pesquisadora associada do Instituto Edube. Atua principalmente em linguagem, alfabetização, fluência de leitura e transtornos do neurodesenvolvimento.
Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, com pós-doutorados na Harvard Graduate School of Education, IP-USP e PUC-SP, focado em linguagem, alfabetização e neurociência cognitiva. Atuou como professor de Psicologia da Educação na FE-USP, coordenador no MEC, presidente-científico do Painel Nacional de Alfabetização, consultor da UNESCO, e é presidente do Instituto Edube. Autor de artigos, capítulos e livros sobre alfabetização, educação baseada em evidências e políticas educacionais, com ampla experiência na formação de professores e desenvolvimento de políticas públicas para educação.
O Instituto Edube é um instituto de pesquisa, ensino e inovação que se tornou referência nacional em formação baseada em evidências. Nossa missão é transformar a educação brasileira por meio da produção e disseminação de conhecimento científico de qualidade, promovendo práticas educacionais mais eficazes, equitativas e alinhadas às necessidades reais da sociedade.
Combinando excelência acadêmica, metodologias atualizadas e um time de especialistas reconhecidos nas áreas de educação e saúde, o Edube desenvolve e oferece cursos, programas e materiais didáticos que impactam diretamente a prática profissional em diversos contextos — da sala de aula ao atendimento clínico.
Nossos cursos foram cuidadosamente estruturados para preparar você com segurança, consistência e embasamento científico para enfrentar os desafios do dia a dia. Buscamos sempre alinhar teoria e prática, conhecimento técnico e sensibilidade humana, políticas públicas e atuação profissional.
Com o Edube, você se destaca: transforma sua atuação, amplia suas possibilidades de intervenção e avança com confiança, apoiado em práticas atualizadas, eficazes e fundamentadas nas melhores evidências disponíveis.
Professoras e professores dos anos iniciais, coordenadoras pedagógicas, formadores de professores, gestores escolares, psicopedagogas, fonoaudiólogas educacionais e demais profissionais da educação que atuam na alfabetização ou no acompanhamento do processo de aprendizagem da leitura e escrita. O curso também é indicado para quem busca implementar práticas pedagógicas baseadas em evidências e garantir que todas as crianças aprendam a ler com qualidade.
Para os cursos livres do Instituto Edube, não é necessário enviar nenhum documento. Basta preencher corretamente o cadastro com seus dados pessoais, como CPF, RG, endereço e telefone.
Já para cursos de pós-graduação, poderão ser solicitados documentos adicionais, como diploma de graduação e histórico escolar, conforme os requisitos específicos de cada curso. Essas exigências serão informadas no momento da matrícula.
Os cursos oferecidos pelo Instituto Edube são classificados como cursos livres, conforme estabelecido pela Lei nº 9.394/96, pelo Decreto nº 5.154/04 e pela Deliberação CEE 14/97. Isso significa que são cursos de educação não formal, voltados para a qualificação profissional e pessoal, e não exigem reconhecimento ou autorização do MEC para serem ofertados.
Essa modalidade é totalmente legal e válida em todo o território nacional, sendo amplamente utilizada para capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional. Os cursos livres do Edube são certificados e podem ser utilizados como horas complementares, em concursos e para progressão na carreira, conforme as normas da instituição de origem.
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