Escola de Formação Baseada em Evidências

Modalidade: Curso 100% online e síncrono (ao vivo)

23/07/2025

Acesso: Gravação disponível por 12 meses via plataforma Moodle

Carga Horária: 25 horas

Certificado: Digital incluso

Sobre este curso

A Escola de Formação Baseada em Evidências não é um curso básico, mas sim um programa avançado que se apoia na neurociência cognitiva, na psicologia da aprendizagem e nas melhores evidências científicas sobre alfabetização, matemática e desenvolvimento socioemocional. Cada curso foi cuidadosamente elaborado para unir teoria e prática, com conteúdos atualizados e aplicáveis ao cotidiano escolar.

  • Aprofundar conhecimentos sobre alfabetização baseada em evidências e ciência da leitura
  • Aprimorar práticas de ensino do sistema de numeração e operações matemáticas nos anos iniciais
  • Desenvolver habilidades de empatia e comunicação não violenta aplicadas à educação
  • Aplicar as melhores evidências científicas na prática pedagógica com autonomia e segurança

Esses objetivos tornam a Escola de Formação Baseada em Evidências uma oportunidade única para quem deseja transformar suas práticas educacionais com o que há de mais atual na ciência da aprendizagem.

Estrutura do Curso

A Escola de Formação Baseada em Evidências está organizada em 4 cursos ao vivo, cada um aprofundando temas essenciais como alfabetização, matemática, empatia e comunicação não violenta. Os encontros ocorrerão de 29 de setembro a 18 de outubro de 2025, das 19h às 22h.

Curso 1 – Como trabalhar o Sistema de Numeração e as Operações Matemáticas nos Anos Iniciais

Datas: 29 de setembro e 01 de outubro – das 19h às 22h

Docentes: Profa. Ma. Anvimar Gasparello e Profa. Esp. Isabel Lombardi

  • Ensinar conceitos fundamentais do sistema de numeração
  • Práticas baseadas em evidências para operações matemáticas
  • Estratégias para tornar a matemática significativa para os alunos

Curso 2 – Avaliar, Planejar e Ensinar: Como Alfabetizar Melhor com Estratégias Baseadas em Evidências

Data:06 de outubro – das 19h às 22h

Docentes: Prof. Dr. Renan Sargiani e Profa. Dra. Márcia Machado

  • Princípios da alfabetização baseada na ciência da leitura
  • Como planejar intervenções eficazes em sala de aula
  • Ferramentas para avaliação e acompanhamento do progresso

Curso 2 – Empatia e Comunicação Não-Violenta na Educação

Data: 11 de outubro – das 9h às 12h

Docente: Profa. Dra. Nadini Brandão

  • Fundamentos da comunicação não-violenta
  • Como desenvolver empatia no ambiente escolar
  • Práticas para prevenir conflitos e promover o diálogo

Curso 4 – Da Fluência à Compreensão: Como Formar Leitores Competentes

Data: 18 de outubro – das 9h às 12h

Docente: Profa. Dra. Ana Luiza Navas

  • Dimensões da fluência leitora e sua relação com a compreensão
  • Intervenções eficazes para promover leitura fluente e compreensiva
  • Estratégias para formar leitores críticos e autônomos

Professoras dos Anos Iniciais, coordenadoras pedagógicas, formadores de professores, gestores escolares, pesquisadores, psicopedagogas, fonoaudiólogas educacionais e demais profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e atualizar suas práticas com base na ciência da aprendizagem.

Docentes Responsáveis

Foto de Ana Luiza Navas

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Graduada em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP (1988), com mestrado (1993) e doutorado (1998) em Psicolinguística pela University of Connecticut. Professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Diretora de Ensino do Instituto PENSI. Coordenadora de área dos programas profissionais da CAPES, editora executiva da revista CoDAS e pesquisadora associada do Instituto Edube. Atua principalmente em linguagem, alfabetização, fluência de leitura e transtornos do neurodesenvolvimento.

Foto de Anvimar Gasparello

Profa. Ma. Anvimar Galvão Gasparello

Mestre em Educação em Matemática pela UFPR, especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e graduada em Matemática pela UFPR. Professora de Matemática com experiência no Ensino Fundamental (1995-2000) e como Assessora Pedagógica de Matemática (2000-2015). Desde 1998 atua em consultoria de materiais didáticos, elaboração de avaliações, questões de olimpíadas, conteúdos digitais, formação de professores em todo o Brasil e produção de livros didáticos de Matemática e Educação Financeira.

Foto de Isabel Lombardi

Profa. Isabel Lombardi

Professora de Matemática, licenciada em Matemática e Física pela PUC-PR e bacharel em Administração de Empresas pela UFPR. Atuou como professora do Ensino Fundamental I e II (1980-2000), coordenadora de Matemática (2000-2002) e Assessora Pedagógica de Matemática (2003-2014). Desde 1994 trabalha com consultoria de materiais didáticos, elaboração de avaliações, questões de olimpíadas, conteúdos digitais, formação de professores em todo o Brasil e autoria de livros didáticos de Matemática e Educação Financeira.

Foto de Márcia Di Santo de Melo Machado

Profa. Dra. Márcia Di Santo de Melo Machado

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2006) e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP/EPM (2023). Associada titular e conselheira estadual da ABPp-SP, possui 28 anos de experiência na educação, tendo atuado como professora alfabetizadora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional. Atualmente é psicopedagoga em consultório particular e pesquisadora colaboradora no Instituto Edube.

Foto de Nadini Brandão Takaki

Profa. Dra. Nadini Brandão Takaki

Psicóloga (2012), Mestre (2015) e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Investigou a atitude de empatia em médicos residentes em sua tese. Possui formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa pela Associação Paulista da ACP (2014). Atuou como professora universitária, supervisora e coordenadora de estágios no UNISAL. Atualmente é psicoterapeuta em consultório particular e pesquisadora do Instituto Edube, com interesse em Psicologia Clínica, Psicologia Humanista, pesquisa fenomenológica e relação profissional-paciente.

Foto de Prof. Dr. Renan Sargiani

Prof. Dr. Renan Sargiani

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, com pós-doutorados na Harvard Graduate School of Education, IP-USP e PUC-SP, focado em linguagem, alfabetização e neurociência cognitiva. Atuou como professor de Psicologia da Educação na FE-USP, coordenador no MEC, presidente-científico do Painel Nacional de Alfabetização, consultor da UNESCO, e é presidente do Instituto Edube. Autor de artigos, capítulos e livros sobre alfabetização, educação baseada em evidências e políticas educacionais, com ampla experiência na formação de professores e desenvolvimento de políticas públicas para educação.

Seu Caminho para o Conhecimento Baseado em Evidências é Simples

 

Iniciar sua jornada de aprendizado no Instituto Edube é fácil e seguro. Siga os passos abaixo para garantir sua vaga:

 

  1. Escolha o Curso: Navegue em nossa oferta e selecione o curso que se alinha aos seus objetivos de aprofundamento.

  2. Inscrição Segura: Clique no botão “Inscreva-se” (ou no botão que exibe o preço) na página do curso. Preencha seus dados de forma segura na plataforma.

  3. Finalize o Pagamento: Escolha a melhor opção de pagamento (à vista, parcelado ou Pix, conforme a disponibilidade do curso) e finalize a transação.

  4. Acesso Imediato: Após a confirmação do pagamento, você receberá por e-mail o acesso à área do aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Edube, o calendário e as orientações iniciais para começar a estudar imediatamente.

 

Invista na sua excelência profissional. Sua transformação começa com um clique.

A Garantia da Excelência Baseada em Evidências

 

No campo da educação, a eficácia não é uma questão de sorte, mas de fundamentação. Estudar no Instituto Edube significa escolher a vanguarda do conhecimento, onde a teoria é rigorosamente validada pela ciência.

 

O Instituto Edube – Educação Baseada em Evidências é uma referência nacional em pesquisa, ensino e inovação. Nossa missão é clara: transformar a educação brasileira ao estabelecer uma conexão sólida entre pesquisas científicas, políticas educacionais e as práticas de ensino em sala de aula.

 

Ao escolher o Edube, você garante:

 

  • Rigor Científico: Somos um think tank dedicado a traduzir pesquisas complexas em ferramentas práticas e aplicáveis. Você não receberá apenas informações, mas sim conhecimento validado que funciona.

  • Credibilidade e Confiança: Você fará parte de uma comunidade que valoriza a prática eficaz e equitativa, alinhada às necessidades reais dos alunos e da sociedade.

  • Certificação de Valor: Seu certificado do Edube é mais do que um documento; ele atesta sua formação em uma instituição que é referência em evidências, sendo válido como horas complementares e fortalecendo seu currículo como um especialista atualizado.

 

Estudar no Edube é investir na certeza de que sua prática pedagógica será a mais avançada e eficaz disponível.

Ao concluir o curso com sucesso, você receberá o Certificado Digital de Conclusão emitido pelo Instituto Edube.

 

Este certificado atesta sua formação em uma instituição que é referência em Educação Baseada em Evidências, conferindo peso e credibilidade ao seu currículo.

 

Pontos importantes sobre sua certificação:

 

  • Validade Prática: O certificado é amplamente aceito para comprovação de formação continuada, sendo ideal para ser utilizado como horas complementares em instituições ou para valorização profissional, conforme as regras da sua organização.

  • Natureza do Curso: Por se tratar de um curso livre e de aprofundamento prático e teórico, ele não confere titulação acadêmica (graduação, pós-graduação) nem possui reconhecimento direto do MEC (Ministério da Educação).

 

Você investe em conhecimento de ponta e recebe um documento que comprova seu domínio em práticas pedagógicas alinhadas às evidências científicas.

Aqui estão as respostas para as perguntas mais comuns sobre nossos cursos no Instituto Edube:

 

Os cursos do Edube são reconhecidos pelo MEC?

 

De acordo com a legislação brasileira (Lei nº 9.394/96, Decreto nº 5.154/04 e Deliberação CEE 14/97), nossos cursos se enquadram na modalidade de Cursos Livres. Esta é uma forma de educação não-formal, legal e válida em todo o território nacional.

É importante ressaltar que, por sua natureza, os cursos livres não exigem autorização nem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para operar. Nosso foco é a formação continuada e a aplicação prática do conhecimento baseado em evidências.

 

Como funciona a avaliação para receber a certificação?

 

A avaliação é pensada para garantir que você não apenas absorva o conteúdo, mas o transforme em competência prática. Embora os critérios exatos variem conforme o curso, geralmente são considerados:

  • Participação em atividades e encontros (quando houver).

  • Entrega de Tarefas Aplicadas (como planos de aula, protocolos de intervenção ou instrumentos).

  • Desenvolvimento de um Projeto Prático Curto (ex: um plano de monitoramento ou um caso de análise).

Os critérios de aprovação, pesos, presença mínima e nota de aproveitamento são detalhados e definidos no regulamento específico de cada curso.

 

Os cursos são apenas teóricos ou há estudos de caso e troca entre participantes?

 

No Edube, acreditamos na integração entre teoria e prática. Por isso, nossos cursos são dinâmicos e incluem:

  • Estudos de Caso Reais e análise crítica de evidências científicas.

  • Comunidades de Prática e fóruns na plataforma para discussão aprofundada.

  • Momentos ao vivo (em cursos específicos) para troca e networking com o professor e outros participantes.

  • Incentivamos o peer review leve (avaliação por pares) e organizamos grupos de WhatsApp para favorecer a troca contínua entre alunos e docentes.

 

Qual é a política de reembolso?

 

Seguimos as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Para matrículas realizadas online, há o direito de arrependimento em até 7 dias após a compra. As demais condições de reembolso (prazos, percentuais aplicáveis, transferência de vaga ou crédito para turma futura) são detalhadas e regidas pelo regulamento da turma divulgado na página de matrícula.

 

Existem descontos ou bolsas disponíveis?

 

Sim, buscamos oferecer condições acessíveis que variam de acordo com o curso e a turma. Frequentemente oferecemos condições especiais para professores de redes públicas e privadas, além de descontos para grupos e a possibilidade de convênios institucionais.

Também podemos oferecer bolsas sociais limitadas quando há previsão no edital do curso. As regras detalhadas (e se os descontos são ou não cumulativos) constam na página de matrícula da turma e podem exigir comprovação documental.

R$ 1.497,00 R$ 697,00
Em até 12x de R$ 65,91 À vistaR$ 662,15no Pix

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