Na última quinta-feira, 22 de agosto de 2024, foi realizada a terceira reunião da parceria entre o Instituto Edube, a Universidade Cruzeiro do Sul e os Serviços de Acolhimento Provisório para Crianças e Adolescentes (SAICA) da Organização da Sociedade Civil Movimento de Orientação à Criança e ao Adolescente (MOCA), localizados na zona leste de São Paulo. Esses serviços integram os equipamentos de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Como mostram as fotos, as equipes de trabalhadores, estagiários e a pesquisadora do Edube, Prof.ª Dra. Regina Fiedler, já demonstram entusiasmo com a possibilidade de desenvolver um programa de fortalecimento da alfabetização dos jovens, além de contribuir para a formação contínua dos orientadores socioeducativos que atuam nesses espaços.

O programa social PRA-JA é uma iniciativa educacional voltada ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de jovens e adultos, com base na ciência cognitiva, na centralidade dos afetos no processo de aprendizagem e nos instrumentos pedagógicos de Célestin Freinet. Seu objetivo é fortalecer a literacia e promover a construção de uma cidadania ativa. Trata-se de um projeto inovador que alia o ensino da leitura e da escrita à discussão de temas como autoestima, direitos, participação cívica e outros aspectos essenciais para o desenvolvimento pessoal e social.
Neste segundo semestre, o programa está sendo implementado em SAICAs — contextos em que os jovens frequentemente enfrentam trajetórias marcadas por rupturas e afastamento do mundo escolar, seja pela falta de oportunidades, seja pela violência do preconceito presente em muitas instituições educacionais.
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (2024), há atualmente 33.359 crianças e adolescentes em situação de acolhimento provisório no Brasil. Desses, cerca de 15 mil têm mais de 12 anos, e aproximadamente 45% residem na região Sudeste.
Além da atuação direta com os jovens, o PRA-JA investe na formação contínua dos orientadores socioeducativos, reconhecendo a importância de uma educação transformadora que ultrapasse os limites do ensino tradicional. Esses profissionais são fundamentais para garantir que o processo de alfabetização seja também um processo de inclusão social.
Mais do que uma iniciativa educacional, o PRA-JA é um compromisso com a transformação social — essencial para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos.