Logo Edube

Quando se deve começar a alfabetizar uma criança?

O debate acerca da idade apropriada para alfabetizar uma criança tem sido tema de intensas discussões por muitos anos. Ainda nos dias de hoje, a questão sobre quais conteúdos devem ser ensinados na Educação Infantil continua sendo debatida.

Antigamente, o debate baseava-se em teorias como a piagetiana e em crenças populares. Por isso, era defendida a Alfabetização a partir dos 7 anos de idade, por volta do primeiro ano do Ensino Fundamental.

Apesar de esse discurso ser bastante comum atualmente, é preciso olhar para tal questão com base nas evidências científicas mais recentes sobre Alfabetização.

As pesquisas mais recentes mostram que, durante os 3 e os 6 anos, as crianças possuem janelas de aprendizagem para a aquisição de habilidades essenciais para a vida, entre elas habilidades relacionadas à leitura e à escrita.

Na prática, isso não significa que as crianças serão alfabetizadas nesta faixa etária, mas que serão inseridas na cultura letrada e em práticas educacionais estruturadas e com intencionalidade pedagógica voltadas para o desenvolvimento dessas habilidades tão importantes.

Conte conosco nessa jornada de alfabetização!

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments