Logo Edube

Alfabetização Multissensorial: a abordagem educacional que facilita e expande a aprendizagem

Ensinar levando em consideração as particularidades de cada criança, estimulando várias habilidades e funções cerebrais simultaneamente e de modo divertido e criativo: essa é a proposta da alfabetização multissensorial, base do programa Novos Amigos, uma solução educacional lúdica e inovadora do Instituto Edube.

A abordagem multissensorial é uma proposta pedagógica que consiste em ensinar um novo assunto ou conteúdo por meio da estimulação de dois ou mais sentidos, podendo incluir combinação visual, auditiva, tátil ou sensação sinestésica, olfativa e gustativa. A combinação desses diferentes estímulos auxilia o estudante a vincular informações novas ao conhecimento prévio e a entender as relações entre conceitos.

A proposta do Programa Novos Amigos é a de oferecer uma alfabetização multissensorial, que potencialize a aprendizagem de habilidades fundamentais para a alfabetização, como a consciência fonêmica e o conhecimento fônico. No cenário brasileiro, essa proposta também está em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA), documentos normativos que regem o ensino básico no Brasil.  

Como o nome sugere, as atividades multissensoriais incentivam o aluno a utilizar vários sentidos ao mesmo tempo, trabalhando seu envolvimento e sua concentração durante todo o processo de alfabetização. 

A proposta é que as crianças possam ter várias oportunidades diferentes de aprender as habilidades e conhecimentos necessários para uma alfabetização mais efetiva. Elas podem ver as letras, ouvir seus sons, observar os movimentos da boca enquanto pronunciam os fonemas, escutar histórias, desenhar as letras no ar, cantar canções, ouvir histórias, manipular letras móveis e fazer movimentos motores específicos que ajudem a aprender de modo mais eficiente. 

Tudo isso torna a alfabetização mais lúdica e efetiva. Assim, fica mais fácil criar conexões e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita. 

Essa abordagem é indicada para todos os alunos, mas é um caminho que pode ser especialmente benéfico para crianças com dificuldades ou transtorno de aprendizagem, como a dislexia.

Conheça o Programa Novos Amigos

O Instituto Edube desenvolveu a própria solução educacional voltada a levar a Alfabetização multissensorial para a sala de aula. É o Programa Novos Amigos, um sistema de ensino completo criado por Renan Sargiani e Catherine Snow, professora da Universidade de Harvard. 

A proposta pedagógica não visa necessariamente substituir o projeto de alfabetização da sua escola, mas suplementá-lo, incorporando práticas complementares que possam enriquecer ainda mais o conteúdo programático que já está implantado e sistematizado em sua escola. 

O Programa é flexível e recomendado para o último ano da Educação Infantil e para o primeiro ano do Ensino Fundamental. O Novos Amigos é composto por um inovador material multimídia, que inclui uma plataforma digital com o que há de mais moderno em termos de metodologias ativas. 

O aplicativo — disponível para desktop, Android e iOS — investe na gamificação e no storytelling. Por lá, os estudantes podem trilhar um caminho composto por jogos, músicas e uma ampla variação de lições interativas. Você ainda pode acompanhar o desempenho dos alunos por meio de relatórios individualizados.

O Programa também propõe cadernos de atividades impressas adequados para cada fase da alfabetização, guia para os professores, além de dezenas de aulas e rotinas de aprendizagem respaldadas em um amplo leque de pesquisas sobre o assunto e nos objetivos de aprendizagem previstos na BNCC. 

Leia também: A Teoria das Fases de Linnea Ehri na Alfabetização

Com a alfabetização multissensorial e baseada em evidências, os alunos irão aprender com mais independência, criatividade e um grau único de eficiência oferecido pela base de evidências científicas mais vigorosa e atual. 

Quer levar o Programa Novos Amigos para sua instituição de ensino? Entre em contato com o Instituto Edube e saiba mais!

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments