Um dos propósitos da Organização das Nações Unidas (ONU) é trabalhar pela cooperação entre países, com o objetivo de atingir algumas metas comuns relacionadas ao bem-estar social.
Foi dessa finalidade que nasceu o compromisso formal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Você já ouviu falar sobre isso?
Os ODS são parte de uma agenda definida no ano de 2015, criada a partir de 169 pontos que passam por diferentes áreas de conhecimento, segmentos da administração pública e eixos de políticas socioeconômicas e culturais.
Essas metas foram definidas com base em um diagnóstico das raízes da desigualdade social no mundo. O projeto é reduzir essas assimetrias e colaborar com a construção de uma sociedade que tenha a equidade como alicerce.
Entre as frentes trabalhadas pelas diretrizes, estão a distribuição de água e saneamento básico, o combate à fome, o fortalecimento da agricultura sustentável, e, é claro, a educação de qualidade em regime universal.
ODS 4: Educação de qualidade para todos
A Educação aparece como o 4º ponto entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aprofunda o conceito de “ensino de qualidade”, abarcando todas as questões sociais que propiciam um contexto adequado para que uma criança estude, cresça e se desenvolva como precisa e merece.
O objetivo proposto pelas Nações Unidas é que, até 2030, todas as crianças tenham a possibilidade de concluir o ciclo básico de maneira gratuita, eficiente e propositiva, com inclusão e oportunidades para todos.
Além das metas gerais, existem indicadores específicos para a realidade brasileira, que incluem:
- Acesso de toda a população ao ensino superior, independente de questões como gênero e classe social;
- Educação infantil de qualidade para todos os menores de cinco anos;
- Capacitar jovens e adultos por meio de programas profissionalizantes;
- Erradicar quaisquer desigualdades de gênero e raça no acesso a oportunidades educacionais e acadêmicas.
O Instituto Edube tem como seu norte o compromisso de contribuir com a construção de projetos educacionais consistentes, propositivos e baseados em evidências. Por isso, endossamos os valores defendidos nos ODS, essencial para o desenvolvimento sustentável em solo brasileiro.