Logo Edube

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): como essa agenda abrange a Educação?

Um dos propósitos da Organização das Nações Unidas (ONU) é trabalhar pela cooperação entre países, com o objetivo de atingir algumas metas comuns relacionadas ao bem-estar social. 

Foi dessa finalidade que nasceu o compromisso formal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Você já ouviu falar sobre isso?

Os ODS são parte de uma agenda definida no ano de 2015, criada a partir de 169 pontos que passam por diferentes áreas de conhecimento, segmentos da administração pública e eixos de políticas socioeconômicas e culturais. 

Essas metas foram definidas com base em um diagnóstico das raízes da desigualdade social no mundo. O projeto é reduzir essas assimetrias e colaborar com a construção de uma sociedade que tenha a equidade como alicerce. 

Entre as frentes trabalhadas pelas diretrizes, estão a distribuição de água e saneamento básico, o combate à fome, o fortalecimento da agricultura sustentável, e, é claro, a educação de qualidade em regime universal. 

ODS 4: Educação de qualidade para todos

A Educação aparece como o  4º ponto entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aprofunda o conceito de “ensino de qualidade”, abarcando todas as questões sociais que propiciam um contexto adequado para que uma criança estude, cresça e se desenvolva como precisa e merece. 

O objetivo proposto pelas Nações Unidas é que, até 2030, todas as crianças tenham a possibilidade de concluir o ciclo básico de maneira gratuita, eficiente e propositiva, com inclusão e oportunidades para todos.

Além das metas gerais, existem indicadores específicos para a realidade brasileira, que incluem:

  • Acesso de toda a população ao ensino superior, independente de questões como gênero e classe social;
  • Educação infantil de qualidade para todos os menores de cinco anos;
  • Capacitar jovens e adultos por meio de programas profissionalizantes;
  • Erradicar quaisquer desigualdades de gênero e raça no acesso a oportunidades educacionais e acadêmicas.

O Instituto Edube tem como seu norte o compromisso de contribuir com a construção de projetos educacionais consistentes, propositivos e baseados em evidências. Por isso, endossamos os valores defendidos nos ODS, essencial para o desenvolvimento sustentável em solo brasileiro. 

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments