Escola de Formação Baseada em Evidências

Aprimore suas práticas com a ciência da aprendizagem.

Participe de uma experiência única de formação que vai muito além do básico, com cursos ao vivo que unem teoria e prática fundamentadas nas melhores evidências científicas. A Escola de Formação Baseada em Evidências foi criada para educadores, coordenadores, gestores e profissionais da educação que desejam excelência no ensino, com foco em alfabetização, matemática, práticas pedagógicas eficazes, empatia e comunicação não violenta — habilidades essenciais para promover um ambiente educacional acolhedor e de alta qualidade.

Políticas de trocas e devoluções

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Em até 3x de R$ 232,33 sem jurosEm até 12x de R$ 65,91 com juros À vistaR$ 662,15no PixEconomize R$ 34,85 no Pix

Parcelas:

1x de R$ 697,00 sem jurosR$ 697,00
2x de R$ 348,50 sem jurosR$ 697,00
3x de R$ 232,33 sem jurosR$ 696,99
4x de R$ 183,05 com jurosR$ 732,20
5x de R$ 147,87 com jurosR$ 739,35
6x de R$ 124,43 com jurosR$ 746,58
7x de R$ 107,69 com jurosR$ 753,83
8x de R$ 95,15 com jurosR$ 761,20
9x de R$ 85,39 com jurosR$ 768,51
10x de R$ 77,59 com jurosR$ 775,90
11x de R$ 71,22 com jurosR$ 783,42
12x de R$ 65,91 com jurosR$ 790,92
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Nossa proposta formativa

A Escola de Formação Baseada em Evidências não é um curso básico, mas sim um programa avançado que se apoia na neurociência cognitiva, na psicologia da aprendizagem e nas melhores evidências científicas sobre alfabetização, matemática e desenvolvimento socioemocional. Cada curso foi cuidadosamente elaborado para unir teoria e prática, com conteúdos atualizados e aplicáveis ao cotidiano escolar.

  • Aprofundar conhecimentos sobre alfabetização baseada em evidências e ciência da leitura
  • Aprimorar práticas de ensino do sistema de numeração e operações matemáticas nos anos iniciais
  • Desenvolver habilidades de empatia e comunicação não violenta aplicadas à educação
  • Aplicar as melhores evidências científicas na prática pedagógica com autonomia e segurança

Esses objetivos tornam a Escola de Formação Baseada em Evidências uma oportunidade única para quem deseja transformar suas práticas educacionais com o que há de mais atual na ciência da aprendizagem.

O que você vai aprender

Estrutura da Escola de Formação

A Escola de Formação Baseada em Evidências está organizada em 4 cursos ao vivo, cada um aprofundando temas essenciais como alfabetização, matemática, empatia e comunicação não violenta. Os encontros ocorrerão de 28 de julho a 01 de agosto de 2025, das 19h às 22h.

Curso 1 – Como trabalhar o Sistema de Numeração e as Operações Matemáticas nos Anos Iniciais

Datas: 28 e 31 de julho

Docentes: Profa. Ma. Anvimar Gasparello e Profa. Esp. Isabel Lombardi

  • Ensinar conceitos fundamentais do sistema de numeração
  • Práticas baseadas em evidências para operações matemáticas
  • Estratégias para tornar a matemática significativa para os alunos

Curso 2 – Empatia e Comunicação Não-Violenta na Educação

Data: 29 de julho

Docente: Profa. Dra. Nadini Brandão

  • Fundamentos da comunicação não-violenta
  • Como desenvolver empatia no ambiente escolar
  • Práticas para prevenir conflitos e promover o diálogo

Curso 3 – Avaliar, Planejar e Ensinar: Como Alfabetizar Melhor com Estratégias Baseadas em Evidências

Data: 30 de julho

Docentes: Prof. Dr. Renan Sargiani e Profa. Dra. Márcia Machado

  • Princípios da alfabetização baseada na ciência da leitura
  • Como planejar intervenções eficazes em sala de aula
  • Ferramentas para avaliação e acompanhamento do progresso

Curso 4 – Da Fluência à Compreensão: Como Formar Leitores Competentes

Data: 01 de agosto

Docente: Profa. Dra. Ana Luiza Navas

  • Dimensões da fluência leitora e sua relação com a compreensão
  • Intervenções eficazes para promover leitura fluente e compreensiva
  • Estratégias para formar leitores críticos e autônomos

Com quem você vai aprender

Docentes Responsáveis

Foto de Ana Luiza Navas

Profa. Dra. Ana Luiza Navas

Graduada em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP (1988), com mestrado (1993) e doutorado (1998) em Psicolinguística pela University of Connecticut. Professora titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Diretora de Ensino do Instituto PENSI. Coordenadora de área dos programas profissionais da CAPES, editora executiva da revista CoDAS e pesquisadora associada do Instituto Edube. Atua principalmente em linguagem, alfabetização, fluência de leitura e transtornos do neurodesenvolvimento.

Foto de Anvimar Gasparello

Profa. Ma. Anvimar Galvão Gasparello

Mestre em Educação em Matemática pela UFPR, especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e graduada em Matemática pela UFPR. Professora de Matemática com experiência no Ensino Fundamental (1995-2000) e como Assessora Pedagógica de Matemática (2000-2015). Desde 1998 atua em consultoria de materiais didáticos, elaboração de avaliações, questões de olimpíadas, conteúdos digitais, formação de professores em todo o Brasil e produção de livros didáticos de Matemática e Educação Financeira.

Foto de Isabel Lombardi

Profa. Isabel Lombardi

Professora de Matemática, licenciada em Matemática e Física pela PUC-PR e bacharel em Administração de Empresas pela UFPR. Atuou como professora do Ensino Fundamental I e II (1980-2000), coordenadora de Matemática (2000-2002) e Assessora Pedagógica de Matemática (2003-2014). Desde 1994 trabalha com consultoria de materiais didáticos, elaboração de avaliações, questões de olimpíadas, conteúdos digitais, formação de professores em todo o Brasil e autoria de livros didáticos de Matemática e Educação Financeira.

Foto de Márcia Di Santo de Melo Machado

Profa. Dra. Márcia Di Santo de Melo Machado

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2006) e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP/EPM (2023). Associada titular e conselheira estadual da ABPp-SP, possui 28 anos de experiência na educação, tendo atuado como professora alfabetizadora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional. Atualmente é psicopedagoga em consultório particular e pesquisadora colaboradora no Instituto Edube.

Foto de Nadini Brandão Takaki

Profa. Dra. Nadini Brandão Takaki

Psicóloga (2012), Mestre (2015) e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Investigou a atitude de empatia em médicos residentes em sua tese. Possui formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa pela Associação Paulista da ACP (2014). Atuou como professora universitária, supervisora e coordenadora de estágios no UNISAL. Atualmente é psicoterapeuta em consultório particular e pesquisadora do Instituto Edube, com interesse em Psicologia Clínica, Psicologia Humanista, pesquisa fenomenológica e relação profissional-paciente.

Foto de Prof. Dr. Renan Sargiani

Prof. Dr. Renan Sargiani

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, com pós-doutorados na Harvard Graduate School of Education, IP-USP e PUC-SP, focado em linguagem, alfabetização e neurociência cognitiva. Atuou como professor de Psicologia da Educação na FE-USP, coordenador no MEC, presidente-científico do Painel Nacional de Alfabetização, consultor da UNESCO, e é presidente do Instituto Edube. Autor de artigos, capítulos e livros sobre alfabetização, educação baseada em evidências e políticas educacionais, com ampla experiência na formação de professores e desenvolvimento de políticas públicas para educação.

Aprenda com base em evidências

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Transforme sua prática.

Por que estudar no Edube

O Instituto Edube é um instituto de pesquisa, ensino e inovação que se tornou referência nacional em formação baseada em evidências. Nossa missão é transformar a educação brasileira por meio da produção e disseminação de conhecimento científico de qualidade, promovendo práticas educacionais mais eficazes, equitativas e alinhadas às necessidades reais da sociedade.

Combinando excelência acadêmica, metodologias atualizadas e um time de especialistas reconhecidos nas áreas de educação e saúde, o Edube desenvolve e oferece cursos, programas e materiais didáticos que impactam diretamente a prática profissional em diversos contextos — da sala de aula ao atendimento clínico.

Nossos cursos foram cuidadosamente estruturados para preparar você com segurança, consistência e embasamento científico para enfrentar os desafios do dia a dia. Buscamos sempre alinhar teoria e prática, conhecimento técnico e sensibilidade humana, políticas públicas e atuação profissional.

Com o Edube, você se destaca: transforma sua atuação, amplia suas possibilidades de intervenção e avança com confiança, apoiado em práticas atualizadas, eficazes e fundamentadas nas melhores evidências disponíveis.

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Dúvidas frequentes

Para quem este curso é recomendado?

Professoras dos Anos Iniciais, coordenadoras pedagógicas, formadores de professores, gestores escolares, pesquisadores, psicopedagogas, fonoaudiólogas educacionais e demais profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e atualizar suas práticas com base na ciência da aprendizagem.

Para os cursos livres do Instituto Edube, não é necessário enviar nenhum documento. Basta preencher corretamente o cadastro com seus dados pessoais, como CPF, RG, endereço e telefone.

Já para cursos de pós-graduação, poderão ser solicitados documentos adicionais, como diploma de graduação e histórico escolar, conforme os requisitos específicos de cada curso. Essas exigências serão informadas no momento da matrícula.

Os cursos oferecidos pelo Instituto Edube são classificados como cursos livres, conforme estabelecido pela Lei nº 9.394/96, pelo Decreto nº 5.154/04 e pela Deliberação CEE 14/97. Isso significa que são cursos de educação não formal, voltados para a qualificação profissional e pessoal, e não exigem reconhecimento ou autorização do MEC para serem ofertados.

Essa modalidade é totalmente legal e válida em todo o território nacional, sendo amplamente utilizada para capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional. Os cursos livres do Edube são certificados e podem ser utilizados como horas complementares, em concursos e para progressão na carreira, conforme as normas da instituição de origem.

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