Bem-vindo ao Instituto Edube
Somos a ponte que conecta as evidências com a sala de aula.
Fundado em 20 de julho de 2020, o Edube – Instituto de Educação Baseada em Evidências é um centro de pesquisa, ensino e inovação dedicado à transformação da educação brasileira com base no conhecimento científico.
Atuamos na interseção entre pesquisa aplicada, formação de educadores, desenvolvimento de programas inovadores e orientação de políticas públicas, com prioridade para a infância e foco especial na alfabetização e nas habilidades fundacionais.
Nosso nome expressa com clareza quem somos e o que defendemos: Educação Baseada em Evidências. Ao mesmo tempo, remete simbolicamente às antigas Edubbas, centros de ensino da escrita na Suméria, marcando nosso compromisso com a valorização histórica da linguagem como base do desenvolvimento humano.
Acreditamos que toda criança merece um bom começo, todo educador precisa de formação qualificada, e toda decisão educacional deve ser orientada por evidências robustas. Por isso, colocamos o rigor da ciência a serviço da aprendizagem, com ética, excelência e compromisso com a equidade.
Veja mais sobre:
Nosso propósito
Aspiramos a uma educação brasileira em que todas as decisões — da sala de aula às políticas públicas — sejam orientadas por evidências científicas robustas.Sonhamos com um país em que cada criança, sem exceção, tenha acesso a uma educação que respeite sua dignidade, promova equidade e ofereça as condições necessárias para o pleno desenvolvimento de seu potencial.Desejamos que a educação seja compreendida e protegida como um direito inalienável — e que todo estudante tenha a oportunidade real de aprender, crescer e prosperar ao longo da vida.
Missão
Visão
Aspiramos ser uma referência nacional e internacional na promoção da educação baseada em evidências, influenciando políticas e práticas educacionais no Brasil e no mundo. Fazemos isso por meio da produção, aplicação e disseminação de evidências confiáveis sobre os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma educação mais equitativa, inclusiva e academicamente excelente — desde os primeiros anos da vida escolar.
Valores
Buscamos continuamente os mais altos padrões de qualidade em nossas pesquisas, programas, formações e ações. Cada iniciativa do Edube é guiada pelo rigor científico e pelo compromisso com resultados significativos e duradouros.
Acreditamos que toda criança, independentemente de sua origem, tem direito a aprender com qualidade. Atuamos para eliminar barreiras de acesso, permanência e aprendizagem, promovendo uma educação mais justa e acessível para todos.
Desenvolvemos soluções educacionais criativas e eficazes, sempre fundamentadas em evidências sólidas. Inovar, para o Edube, é transformar a prática com ética, consistência e impacto positivo.
Agimos com transparência, responsabilidade e respeito à dignidade humana. Valorizamos o compromisso com o bem público e com a verdade científica em todas as nossas relações institucionais.
Acreditamos na força do trabalho conjunto, da escuta ativa e do respeito às diferentes perspectivas. Construímos pontes entre pesquisadores, educadores, gestores e comunidades para promover mudanças reais.
Somos uma organização que aprende. Incentivamos a reflexão crítica, o aprimoramento constante e a disposição para rever práticas à luz de novos conhecimentos.
Todas as nossas propostas, programas e formações são ancoradas em evidências científicas robustas, garantindo que nossas ações sejam eficazes, replicáveis e centradas no direito de aprender.
Manifesto
Acreditamos que toda trajetória de sucesso começa com um bom começo. É por isso que concentramos nossos principais esforços na educação infantil e na alfabetização: porque quando a base é sólida, os estudantes seguem aprendendo ao longo da vida em um ciclo positivo e contínuo.Sabemos que já existem evidências robustas sobre como melhorar os processos de ensino e aprendizagem. No entanto, esse conhecimento científico ainda não chega de forma clara e acessível às escolas brasileiras.O Edube existe para mudar esse cenário. Nossa missão é garantir que educadores, gestores e tomadores de decisão tenham acesso ao que há de mais atualizado nas ciências da educação — e possam transformar esse conhecimento em práticas pedagógicas e políticas públicas mais eficazes, equitativas e baseadas em evidências.
Pós-Doutorado em Educação pela Harvard Graduate School of Education.
Doutora em Psicolinguística - University of Connecticut Pós-doutorado em Linguística, IEL, UNICAMP.
Doutora em Psicologia da Educação, PUC-SP
Doutora em Psicologia, PUC-CAMPINAS
Soluções
Enviar mensagem no WhatsApp