As fases da alfabetização segundo Linnea Ehri
Objetivo do Curso:
O curso tem como principal objetivo explorar as teorias e práticas relacionadas às fases da alfabetização, conforme proposto por Linnea Ehri. Pretende-se proporcionar aos alunos um aprofundamento teórico e prático sobre as fases de desenvolvimento da alfabetização, permitindo uma aplicação efetiva em ambientes educacionais.
Justificativa do curso:
A teoria conexionista de Ehri sobre a alfabetização é atualmente a mais influente em todo o mundo, contudo, ainda é pouco conhecida no Brasil. Estudos recentes têm mostrado sua relevância e aplicabilidade para crianças falantes do português do Brasil. Compreender como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita auxilia os professores a melhorar as práticas de alfabetização.
Público-alvo:
Educadores, pedagogos, psicopedagogos e todos os profissionais interessados no processo de alfabetização.
Objetivos para os Alunos:
Compreender as diferentes fases da alfabetização segundo Linnea Ehri;
Identificar características e necessidades específicas de aprendizes em cada fase;
Entender como fazer a avaliação e sondagem das fases da alfabetização de modo apropriado.
Desenvolver estratégias de ensino adaptadas a cada fase da alfabetização;
Analisar e aplicar métodos de ensino eficazes para a promoção da leitura e escrita.
Didática:
As aulas serão ministradas ao vivo, possibilitando interação direta com o professor e entre os alunos. Serão utilizados estudos de caso, discussões em grupo e atividades práticas para consolidar a aprendizagem. Os alunos serão encorajados a trazer experiências reais e casos de seu ambiente profissional para discussão em grupo.
Deixe um comentário