As fases da alfabetização segundo Linnea Ehri

Acesso ao Curso: Definitivo
Visão geral do curso

Objetivo do Curso:

O curso tem como principal objetivo explorar as teorias e práticas relacionadas às fases da alfabetização, conforme proposto por Linnea Ehri. Pretende-se proporcionar aos alunos um aprofundamento teórico e prático sobre as fases de desenvolvimento da alfabetização, permitindo uma aplicação efetiva em ambientes educacionais. 

 

Justificativa do curso:

A teoria conexionista de Ehri sobre a alfabetização é atualmente a mais influente em todo o mundo, contudo, ainda é pouco conhecida no Brasil. Estudos recentes têm mostrado sua relevância e aplicabilidade para crianças falantes do português do Brasil. Compreender como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita auxilia os professores a melhorar as práticas de alfabetização. 

 

Público-alvo:

Educadores, pedagogos, psicopedagogos e todos os profissionais interessados no processo de alfabetização.

 

Objetivos para os Alunos:

  • Compreender as diferentes fases da alfabetização segundo Linnea Ehri;

  • Identificar características e necessidades específicas de aprendizes em cada fase;

  • Entender como fazer a avaliação e sondagem das fases da alfabetização de modo apropriado. 

  • Desenvolver estratégias de ensino adaptadas a cada fase da alfabetização;

  • Analisar e aplicar métodos de ensino eficazes para a promoção da leitura e escrita.

 

Didática:

As aulas serão ministradas ao vivo, possibilitando interação direta com o professor e entre os alunos. Serão utilizados estudos de caso, discussões em grupo e atividades práticas para consolidar a aprendizagem. Os alunos serão encorajados a trazer experiências reais e casos de seu ambiente profissional para discussão em grupo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *